Você é sensível demais? Veja como deixar de ser esponja emocional

8min. de leitura

Você já se sentiu como se fosse uma esponja emocional? Ou melhor, como se absorvesse todas as emoções de outras pessoas ao seu redor?



Sejam amigos, colegas, familiares ou o seu próprio parceiro… Essa é uma das características de quem é muito sensível e sente empatia em excesso.

Uma pessoa esponja emocional é aquela que sempre consegue se colocar no lugar das outras, sentir a dor do próximo. Ela possui alto nível de percepção e compreende os sentimentos alheios. Mas sabia que empatia demais pode fazer mal?

Saiba tudo sobre o que é esponja emocional, como deixar de ser e a sua relação com o espiritismo!


O que é esponja emocional?

Uma esponja emocional é uma pessoa que tem facilidade em entender as emoções alheias, sejam elas positivas ou negativas. Por exemplo, se você é capaz de perceber facilmente quando uma pessoa está chateada, irritada, alegre ou com medo, então você tem sinais de ser uma personalidade esponja.

Claro que um pouco de empatia é sempre necessária para manter boas relações humanas. No entanto, não é sempre que essa “habilidade” acaba sendo vantajosa.

O problema de ser uma esponja emocional é que, com o tempo, se torna desgastante para você mesma. Toda a sua sensibilidade pode atrair cada vez mais pessoas para perto de você, mas o excesso dessas energias, por mais que sejam boas, contribui para o estresse no final do dia.


Mas será que você é mesmo uma pessoa com muita empatia? Faça o teste abaixo e veja se você se identifica com a definição de quem são as esponjas emocionais ou “empatas”!

Como é uma pessoa esponja emocional:

  • Tem forte sensibilidade e são intuitivas.
  • Quer ajudar todo mundo.
  • É vista por todos como uma “boa ouvinte”.
  • Sente-se responsável e dominada pelas emoções dos outros.
  • Consegue identificar as emoções alheias.
  • Precisa de um tempo para recarregar as baterias.
  • Fica magoada facilmente.
  • Enfrenta dificuldades para racionalizar emoções.
  • É naturalmente bondosa e generosa.
  • Atrai pessoas com problemas emocionais.

Já entre os sintomas de pessoas esponjas, temos definições que incluem o estresse como citamos anteriormente, além de alta irritabilidade, sonolência e a sensação de estar sempre cansada ou sobrecarregada.

O signo de Peixes é um exemplo de personalidade esponja. As piscianas e os piscianos absorvem as emoções e os sentimentos dos outros e se deixam afetar com muita facilidade.

Mas, então, como não absorver problemas alheios? Como deixar de ser esponja emocional?

Se você está no seu limite do estresse e cansaço mental, é preciso reavaliar suas prioridades e aprender a deixar de ser uma esponja emocional. Por mais que seja considerada uma habilidade de quem tem inteligência emocional, ser uma pessoa empata apresenta riscos também.

Parar de ser esponja emocional é ainda mais importante se estamos falando em entender como parar de absorver as energias negativas de outras pessoas! Nesse caso, não sentir ou diminuir a empatia é questão de saúde e bem-estar.

Principais dicas para deixar de ser uma esponja emocional:

Procure ajuda profissional

Às vezes, você alcança um limite nada saudável, quando absorve muitas emoções de diferentes pessoas em curto período. E, embora formas de relaxar e meditar possam ser úteis no momento, uma ajuda profissional passa a ser mais interessante em longo prazo.

Aliás, é por isso mesmo que essa é a nossa primeira dica! Por mais que pessoas esponjas emocionais possam encontrar jeitinhos de lidar com isso no dia a dia, o ideal é conversar com uma especialista, que pode ajudar com suas próprias emoções.


Faça amuletos para proteção energética

Quando falamos em absorver energias dos outros, de uma forma ou de outra, também falamos sobre as próprias energias. A questão é que elas ficam mais fracas quando você precisa dar espaço para os sentimentos alheios, mesmo que involuntariamente.

Portanto, alguns amuletos podem garantir que você consiga se defender dessa absorção automática.


Aprenda como fechar o campo energético

Algumas pessoas com muita sensibilidade e sintomas de esponja emocional deixam se afetar inclusive por notícias mais fortes que veem na televisão ou na internet. Mesmo que não conheçam as pessoas, essas energias as abalam profundamente.

Uma forma de fechar o seu campo energético e se proteger contra essas absorções negativas é fazer um simples ritual diário.

Sente-se confortavelmente para iniciar uma meditação, feche os olhos e tome consciência do seu chakra. Visualize a sua energia vital se expandindo ao seu redor, aumentando o campo energético de sua aura. Se possível, aprenda a utilizar o reiki com cristais para resultados melhores!


Identifique as pessoas que mais o afetam

Sempre existem aquelas pessoas que emanam mais emoções e sentimentos, logo é possível que você esteja servindo de catalisadora para elas. Sendo assim, o primeiro passo é identificá-las para que tenha consciência de como e quando se proteger ao estar por perto delas.

Ser seletiva também não é uma má ideia. Por mais bondosa que você seja, às vezes, simplesmente não vale a pena ser próxima de pessoas que simplesmente abusam da sua boa vontade. Podem ser aquelas mais tóxicas, também conhecidas como vampiros de energia!


Tire um tempo para você mesma

Por fim, a nossa dica final para você é algo que as introvertidas já estão mais acostumadas: tirar um tempinho para recarregar as energias sozinha.

Não há nada de errado nisso e permite que você continue sendo uma pessoa muito empata, caso saiba se controlar e não deixar os efeitos negativos tomarem conta de você.

Em certas situações, também significa definir um limite de tempo para as suas interações sociais. Ou seja, você precisa ter uma ideia do quanto consegue aguentar “ouvir as pessoas”, sem se sobrecarregar e estabelecer um limite saudável para manter seu bem-estar mental.

Não hesite em pedir licença e se retirar quando for necessário! Você deve entender que nem sempre consegue corresponder às expectativas de todos.

A verdade é que um alto nível de empatia também pode ser considerado um dom, é por isso que alguns médiuns e sensitivos são vistos como esponjas emocionais na espiritualidade.

Gostou do artigo?

Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.