Você se sente culpado em dizer não? Então, este texto é para você:

4min. de leitura

Medo de Falar NÃO?

Você se sente culpado em dizer Não? Então, este texto é para você:



Alguns grupos de pessoas tem receio de falar não, pois acreditam que isto pode impedir em uma promoção no trabalho e que não serão mais vistos como bonzinhos por seus amigos e familiares.

A maioria dos meus clientes me diz que tem um probleminha em dizer Não e que isto faz com que se sintam desmerecidos, desrespeitados, sabotados, desmotivados; como se estivessem carregando o mundo e as pessoas nas costas.

Neste momento explico que isso é comum, porque a dificuldade de falar Não está ligada a uma das necessidades básicas do ser humano: Pertencer a um Grupo.

Opa, espere aí! Você deve estar pensando o que tem a ver a necessidade básica do ser Humano com o medo de falar Não?  


Calma, que já vou te explicar (rs), é o seguinte: na maioria das vezes o medo de falar Não está ligado ao receio de ser rejeitado ou criticado.  

Muitos de nós fomos criados para ser bonzinhos e o medo de falar Não está ligado a isto também, porque acreditamos que quando dizemos Não estamos sendo egoístas.

Deixa eu te dizer uma coisa: o fato de falar não, não tem relação alguma com em egoísmo e eu te garanto que isto não passa de uma crença limitante, ok?


Por isso é muito importante ter clareza do que você deseja alcançar em sua vida, pois quanto mais você sabe o que você quer conquistar, mais fácil fica para você dizer Não para aqueles que insistem em procurar a sua ajuda somente nas horas/situações que lhes convém.

Saber dizer Não é muito importante para sua própria aceitação.

Vivemos em mundo aonde algumas pessoas insistem em defender apenas o seu lado, então, quando não conseguimos falar não, o que irá prevalecer é a necessidade dos outros e os seus planos e projetos acabam ficando de lado.

Em outras palavras: Todas as vezes que você diz SIM quando gostaria de dizer Não, você está dizendo NÃO para os seus sonhos e objetivos.  

Muitas vezes falamos SIM para sermos aceitos, mas por dentro temos a sensação de que estamos fazendo algo errado, com nós mesmos.   

Saber dizer Não no momento correto e da maneira certa pode te ajudar a ser respeitado por seus familiares e amigos que vivem abusando do seu jeito “boazinha/bonzinho”, pode também colaborar para você ter seu trabalho reconhecido.

Reflita o seguinte: o não também é uma forma de amor.

____________

Direitos autorais da imagem de capa: tharakorn / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.