Você tem cuidado da sua saúde emocional? Confira 10 dicas valiosíssimas!

7min. de leitura

Quando o assunto é saúde, não nos referimos apenas ao bem estar físico, mas também emocional.



Você já ouviu falar sobre a inteligência emocional (IE) ? Este tema vem sendo abordado constantemente, principalmente pela crescente quantidade de pessoas com transtornos emocionais e dificuldades de relacionamento.

Inteligência emocional pode ser descrita, a grosso modo, como a capacidade de reagir de forma saudável diante dos estímulos, ou seja, sendo ponderado, empático, controlado, sensato, perseverante e resiliente. Ufa ! Parece humanamente impossível para muitos, mas saiba que todo ser humano pode aumentar a sua inteligência emocional, evitando desgastes emocionais desnecessários, promovendo assim a sua saúde mental e a qualidade de vida !

Não podemos dizer que uma pessoa com transtornos mentais não tem inteligência emocional, tampouco podemos afirmar que pessoas “desprovidas de transtornos mentais” são inteligentes emocionalmente.


O que podemos levar em consideração é que a inteligência emocional contribui muito para a nossa saúde mental, deixando a nossa vida mais leve.

Confira logo abaixo dicas valiosíssimas ligadas à saúde mental e à inteligência emocional, para que você consiga proteger a sua saúde emocional, lembrando que não existe fórmula mágica para “evitar transtornos mentais”, mas existem diversas maneiras de cuidar da sua saúde emocional.

1) Desacelere

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Vá mais devagar ! Não queira resolver tudo na hora, não tente carregar o mundo nas costas. Evite estar atarefado demasiadamente e permita-se à momentos de lazer e calmaria. Agindo assim, você diminui as chances de estar estressado, saturado e ansioso.


2) “Aquilo que você resiste, persiste (Carl Jung)”

Se você resiste às mudanças, corre grande perigo de comprometer a sua saúde emocional. Quando você resiste à alguma coisa, está automaticamente permitindo a permanência dela em sua vida. Aceite as mudanças que chegam até você ! Não insista com algo que já passou do prazo de validade em sua vida ! Pratique o desapego, libere o rancor!


3) Diga adeus ao passado !

A vida é marcada pelas mudanças constantes, pela temporalidade. De uma hora para a outra tudo pode mudar.

Permita que o novo entre em sua vida ! Aceite a vida como ela é ! Escreva uma nova página com fé e motivação ! No início pode ser doloroso, mas precisamos seguir em frente quer queira ou não. Quando uma porta se fecha, outra automaticamente se abre, nos oferecendo experiências excitantes e emocionantes !


4) Abra mão do perfeccionismo

Não ser perfeccionista não quer dizer que você tenha que fazer um trabalho mal feito, indica que você não deve cobrar tanto dos outros nem de si mesmo. Uma pessoa muito perfeccionista tende a ser estressada e individualista, já que não consegue delegar tarefas, pois acredita muito em seu próprio trabalho; poderá tentar ser perfeito perante aos outros, procurando retocar a sua conduta, sufocando as emoções, ficando saturado. Poderá ter dificuldades em gostar de si mesmo e de tolerar as falhas alheias, o que gera um grande desgaste emocional.


5) Afaste-se de pessoas negativas e relacionamentos destrutivos

Pessoas negativas e pessimistas e relacionamentos doentios sugam a energia de qualquer ser humano. Gentilmente se despeça dessas pessoas e procure conviver com pessoas harmoniosas e éticas. A sua saúde mental agradecerá!


6) Desista de querer controlar os outros

Pode parecer clichê, mas adotar uma postura narcisista, onde as pessoas devem fazer o que você achar ideal não promove o relacionamento interpessoal saudável.

Somos seres humanos únicos, diferentes. Seria de extrema ignorância querer que as pessoas ajam de acordo com o nosso bel prazer, como se elas precisassem ser guiadas e não tivessem vontade própria e gostos diferentes do nosso.

A única pessoa que você pode mudar é a si mesmo! Pratique a tolerância e a aceitação e viva de forma mais tranquila e menos controladora com os demais. Se você não conseguir fazer isto por contra própria, procure um profissional especializado, invista em autoconhecimento!


7) Liberte- se da necessidade de estar sempre certo

“É melhor estar em paz do que estar certo”; “Existe a minha versão, a sua e a verdade”. Cada pessoa vive em uma realidade, onde os seus julgamentos são pautados em suas bagagens internas que se diferem da nossa.

Desista de uma vez por todas da necessidade de impor as suas crenças aos demais. Isso não quer dizer que você não tenha que manifestar a sua opinião, mas procure fazer isto com sabedoria, evitando desgastes desnecessários e debatendo assuntos sem futuro. Também não adianta explicar para quem não quer entender.


8) Evite brigas e discussões acaloradas

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“Quando duas pessoas estão discutindo há muito tempo indica que ambas estão erradas”(Não me lembro do autor desta frase).

Uma das formas de promover a paz interna é deixando de lado a necessidade de estar em brigas e discussões que em muitas das vezes não nos trará benefício algum, e sim mais problemas. Procure não resolver um problema com outro. Ao evitar discussões acaloradas, você se afasta automaticamente do estresse, do rancor, do ressentimento.


9) Se ame de verdade !

Jamais seja o seu maior crítico! Fuja dos padrões impostos pela sociedade. Pegue leve consigo mesmo! Não seja o seu maior inimigo. Cuide bem da sua alimentação e se afaste de situações improdutivas. Muitas pessoas que não gostam de si mesmas, tendem a serem invejosas. A inveja é autodestrutiva, uma vez que a pessoa foca a atenção na outra e se esquece de si mesma. Não permita que a baixa autoestima o faça abrir mão de bons relacionamentos, do que é melhor para você ! Você merece mais ! Busque a libertação d’alma e o amor próprio através do autoconhecimento.


10) Livre-se do estresse

O estresse é um dos maiores causadores de transtornos mentais. Ao evitá-lo ou atenuá-lo, você se desvencilha de muitos efeitos colaterais que ele pode causar, fisicamente e emocionalmente.

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