Você tem espaço para o novo?

3min. de leitura

Sabemos que a organização permite a fluência de energias, nos traz bem estar e qualidade de vida e ainda nos deixa mais ativos, prósperos e gratos, por isso precisamos sempre manter nossa casa e nosso local de trabalho, organizados.



Nessa caminhada como Personal Organizer, encontro pessoas em diversas situações, mas algo que sempre esbarro são os colecionadores e os acumuladores.

Engana-se quem acredita que tratam-se do mesmo tipo de sentimento.

A principal diferença entre eles, é que o colecionador o faz, por hobby. Enquanto o acumulador faz por necessidade.


O colecionador, escolhe determinados itens, e os mantém com muito zelo. Cuida, categoriza, limpa…. Mantém com orgulho aqueles objetos que ele escolheu a dedo, seja por estima ou por valor.

VOCE TEM ESPAÇO - FOTO 01

Mas ele tem consciência que para que os objetos durem, é necessário cuidar.


Além disso, ele o faz por amor. E é muito importante para a nossa prosperidade o carinho aos nossos pertences. É uma forma de agradecer ao universo por possuir o que tanto queríamos.

Já o acumulador, costuma guardar tudo o que possui, porém, sem dar a menor atenção e valor a nada. Ele acaba tornando-se apático à situação como se não percebesse o que está ao seu redor. Roupas sujas, caixas de leite vazias, alimentos vencidos…. Tudo isso pertence à bagunça do acumulador e muitas pessoas sabem disso.

O que elas não sabem, é que existem níveis diferentes de acumulo. Aquela blusa que você ganhou de presente, que é um número menor e você diz que um dia vai usá-la, mas em anos isso nunca aconteceu; ou aquele cartão de natal em branco, que você acabou não escrevendo; as listas telefônicas que você guarda caso algum dia precise; aquela coleção de livros literários que ninguém na sua casa lê há mais de 10 anos e continua ali guardada…

VOCE TEM ESPAÇO - FOTO 02

Pequenos acúmulos também são acúmulo. Também bloqueiam a fluência de energias e te impedem de receber o novo.

Quantas vezes nos perguntamos porque nada acontece em nossas vidas? Porque algo está bloqueado? Porque nossos relacionamentos não acontecem? E a resposta, é que enquanto não nos abrimos para receber novas oportunidades, não abrimos espaço em nossas casas e em nossas vidas, não temos porque receber coisas novas.

Acumular, é maltratar nossos bens. É impedir que eles sejam úteis a outras pessoas e é impedir a nós mesmos a chance de sermos felizes.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.