12 maneiras de conquistar o respeito de outras pessoas – e de si mesmo:

5min. de leitura

Maneiras de conquistar o respeito de outras pessoas – e de si mesmo:

“Se você quer ser respeitado pelos outros, o grande ponto é respeitar a si mesmo. Somente assim, somente se respeitando, você conquistará o respeito dos demais.” – Fyodor Dostoyevsky



Você está recebendo o respeito que merece? Ou as pessoas estão te diminuindo, minando, e passando por cima de você?

Aqui estão doze maneiras garantidas de conquistar o respeito daqueles ao seu redor:

1. Defenda a si mesmo e aos outros

Até mesmo os adultos podem ser intimidados. Quando você vir alguém sendo maltratado, fale. Mostre ao mundo que esse tipo de comportamento é inaceitável para você. Não seja um espectador cúmplice.


2. Responda – não reaja

Conectar-se a suas emoções é uma coisa positiva e poderosa. No entanto, sua reação emocional imediata raramente é a mais sábia. Não reaja em momentos de raiva e confusão. Dê a si mesmo tempo para processar seus sentimentos e responder de uma maneira saudável.



3. Diga “Não” mais vezes

Familiarize-se com seus limites – energia, dinheiro e tempo, por exemplo, sempre parecem estar em falta. Identifique as coisas com as quais você se preocupa, e coloque sua energia em fazê-las bem. Diga não ao resto.


4. Não desperdice o tempo de ninguém

Esteja bem preparado para suas reuniões. Evite conversa fiada excessiva. Mantenha-se no tópico e as reuniões mais curtas do que o programado, sempre que possível.


5. Conheça sua própria moral – e viva por ela

Dê uma quantidade significativa de pensamento a sua bússola moral pessoal. Em que você realmente acredita? Quais coisas você valoriza? O que não é sagrado para você? Esforce-se para obter clareza a este respeito e faça o seu melhor para viver de acordo com seus próprios valores.



6. Respeite os códigos morais de outras pessoas

Mesmo que você não concorde com os princípios de alguém, é importante apoiá-lo em segui-los. Não tente fazer um vegetariano comer carne, por exemplo. Ninguém quer realmente ser convertido de suas crenças profundamente mantidas.


7. Trate todas as pessoas com bondade e igualdade

Ninguém respeita uma pessoa que beija os pés de seu chefe e, em seguida, trata o motorista de táxi como lixo. Lembre-se de que estamos todos, como seres humanos, fundamentalmente no mesmo nível.


8. Fique firme

Não desvalorize suas próprias necessidades e ideias. Afirme-se. Seja gentil e ouça ativamente outras pessoas. Mas se você discordar, diga. As pessoas apreciam a sinceridade.


9. Não fofoque

Fofocar é divertido. Também é doloroso e frívolo. Ao se engajar em fofocas, você mostra aos outros que não respeita os sentimentos e privacidade das pessoas ao seu redor.


10. Seja intencional com suas desculpas

Desculpe-se quando você fizer algo errado. Não diga que sente muito, se não sente. Certifique-se de que suas desculpas sejam sempre atenciosas e sinceras. Sua palavra deve significar algo.


11. Mantenha seus compromissos

Se você prometer estar em algum lugar, certifique-se de aparecer – no horário. Mostre às pessoas que você é confiável e respeitoso com seus compromissos.


12. Aja

Não espere que outra pessoa tome a iniciativa sempre. Seja proativo em encontrar soluções para problemas e vá atrás das coisas que você quer. Se quiser um encontro, convide a pessoa. Não fique apenas na vida.

“Acima de tudo, não minta para si mesmo. O homem que mente para si mesmo e escuta sua própria mentira chega a um ponto em que não consegue distinguir a verdade dentro dele, ou ao redor dele, e assim perde todo o respeito por si mesmo e pelos outros. E, não tendo respeito, ele deixa de amar”, escreveu Fiodor Dostoievski.

Conheça a si mesmo. Seja você mesmo. Respeite-se. Outros logo o seguirão.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 03/05/2017 às 13:00






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.