ComportamentoEnergias

12 pensamentos tóxicos que você precisa deixar de vez, se quiser ter uma vida feliz:

Para ser verdadeiramente feliz, você precisa abandonar os pensamentos tóxicos!



Um dos meus lemas é:  “Mude seu pensamento, mude sua vida!”

Eu acredito que nossos pensamentos e emoções moldam nossas experiências.

O problema é que a maioria das pessoas não estão cientes dos seus pensamentos negativos. É quase como se eles se tornassem um hábito, então, parece normal para elas.


Aqui estão 12 pensamentos tóxicos comuns que você precisa desapegar, a fim de ter uma vida melhor: 

1. Pensar que você é uma vítima. 

Você é não uma vítima. Então, pare de culpar outras pessoas ou suas circunstâncias pelos seus problemas. Só porque você não gosta de onde você está agora não significa que você não pode assumir a responsabilidade pessoal para mudar para melhor. Então,  livre-se desse vitimismo, pois ele  não ajuda em  nada. Na verdade, isso atua como um obstáculo para o sucesso. Perceba que você e só você, é responsável pelo seu destino.



2. Pensar que você pode mudar outras pessoas.

Você não pode. Eu tive que aprender isso da maneira mais difícil. Houve um tempo em minha vida, quando eu pensei que poderia “motivar” e “inspirar” as pessoas a serem seus melhores. Levei um tempo para perceber que a única coisa que pode mudar as outras pessoas é elas mesmas. Se elas não querem mudar — ou não sabem como — então, todos os seus esforços serão desperdiçados. Portanto, não se preocupe com as outras pessoas. Se você não gosta delas “como elas são”, então você tem a opção de não sair com elas mais. Mas você não tem o direito de querer mudá-las.



3. Pensamentos que resistem constantemente “O Que É”. 

Algumas coisas você pode mudar. Na verdade, você pode mudar um monte de coisas; você pode perder peso, pode encontrar um emprego melhor, pode voltar para a estudar, pode organizar seu casamento. Mas existem algumas coisas que você não pode mudar. Essas coisas, simplesmente, “são o que são”. Você não pode mudar seu chefe; você pode mudar de emprego, mas não pode mudá-lo. Você não pode mudar o fato de que você tem que pagar o aluguel ou sua hipoteca, mas pode parar de resistir a isso. Resistir ao imutável não faz nada mais do que frustrá-lo e deixá-lo miserável. Então, mude o que você pode e aceite o que não puder mudar.



4. Pensar que “a grama do vizinho é sempre mais verde.” 

“Se eu fosse tão bonita quanto aquela garota, eu seria feliz”. Ou “Se eu fosse tão rico quanto esse cara, eu ficaria feliz”. Esses tipos de pensamentos não são reais, só porque você pensa que alguém é melhor do que você, não significa que eles realmente sejam. Talvez a garota bonita veio de uma família abusiva e não consegue ter sua vida em ordem e talvez o cara rico passe tanto tempo no trabalho que ele nunca chega a ver sua família. A grama não é  mais verde do outro lado. Então, aprecie a grama que você tem. É a sua grama, então, ame-a.



5. Criar expectativas sobre outras pessoas. 

As expectativas podem ser fatais para a felicidade, mesmo se você pensa que suas expectativas são razoáveis, como esperar que seu colega de quarto ou cônjuge façam suas partes das tarefas da casa. Só porque você espera que isso aconteça, não significa que eles irão fazê-lo. Perceba que suas expectativas vêm de suas experiências pessoais e preconceitos. Elas não são, necessariamente, a prioridade de outras pessoas. Você provavelmente não gosta que esperem de você que faça coisas que não quer fazer, então, não imponha suas expectativas sobre os outros. Se você não gosta do seus comportamentos, aceite-os… ou siga em frente.



6. Pensar que ter um companheiro o completará.

Se você já não é uma pessoa inteira, então ter um parceiro romântico não vai fazer de você um todo. Além disso, coloca muita pressão sobre a outra pessoa para “fazer você feliz.” Você precisa ser feliz consigo mesmo, com ou sem alguém. Ter um outro alguém não o faz mais feliz. Somente você pode se fazer feliz.



7. Sentir que você sempre precisa provar que tem razão. 

Eu sempre me pergunto por que as pessoas lutam até à morte para provar que estão “certas”, qual o sentido disso? Talvez seja porque elas não queiram parecer fracas, vulneráveis ou estúpidas. Mas eu acho que admitir que você está errado é uma coisa muito mais nobre e madura de se fazer. Além disso, todos têm uma opinião diferente. Então, por que não se preservar?



8. Preocupar-se com o que as outras pessoas pensam. 

Por que você se importa? Você acha que estão julgando você? Vou deixar você saber um pequeno segredo: ninguém está julgando você tanto quanto você está julgando a si mesmo. As outras pessoas estão muito ocupadas julgando a si mesmas, como você e, provavelmente,  nem sequer pensam em você! Então, faça o que te faz feliz, e se outros julgarem você, o problema é deles. Ignore-os e seja feliz de qualquer maneira.


9. Pensar que há apenas UM certo e UM errado.

Vivemos em um mundo onde gostamos de pensar que existe uma realidade objetiva, mas sabe de uma coisa? Essa realidade é uma ilusão, não existe, apenas as realidades subjetivas existem. O que uma pessoa pensa ser  a “verdade”, pode não  ser a mesma verdade  para outra pessoa. Por exemplo, quem está certo? Os republicanos ou os democratas? Bem, depende de para quem você pergunta, certo? Todo mundo pensa que algo está certo porque se encaixa em sua vida e a maneira como olham o mundo. E é isso! Ponto! Fim de história.


10. Preocupar-se demais com o futuro porque você se sente despreparado 

Eu amo este provérbio: “Preocupação é como rezar para que você não quer.” E se você acredita no poder da oração e, em seguida, você sabe que esse envio de vibrações e emoções para o universo/Deus (qualquer que seja seu sistema de crenças) funciona na maior parte do tempo. Em vez disso, esteja aqui no agora o agora é tudo o que você tem. Faça-se presente e pare de se preocupar com o futuro porque você pode controlá-lo apenas até certo ponto.


11. Pensar que dinheiro dá felicidade. 

Vivemos numa cultura capitalista que valoriza o dinheiro e a realização. Nós pensamos que as pessoas que têm muito dinheiro são, de alguma forma, melhores  do que as que não têm. Mas isso, simplesmente, não é verdade. Tenho certeza de que há uma abundância de monges felizes no mundo, que provavelmente não possuem um dólar sequer. Ou alguém que trabalha no McDonald’s pode ser realmente feliz, enquanto alguns bilionários não o são. Então, não caia na armadilha de pensar que você tem que ser rico para ser feliz, pois, simplesmente, não é verdade. Dinheiro é bom, mas não te faz feliz. Só você pode fazer isso.


12. Acreditar que o passado determina seu futuro. 

Só porque você veio de uma família pobre ou cometeu erros no passado, não significa que você não possa fazer seu futuro melhor. Se você se rotulou como um “fracasso” devido ao seu passado, então, você só continuará sua atitude de “falha” para o futuro. E se você já ouviu falar do fenômeno da profecia autorrealizável,  você sabe que o que você pensa, você se torna.

Então, como eu disse no primeiro parágrafo: “Mude seu pensamento, mude sua vida!” 

Espero que este artigo tenha feito você pensar muito sobre os pensamentos tóxicos que, provavelmente, passam pela sua mente, todos os dias. E eu aposto que você nem sabia disso!

Então, comece a prestar atenção ao que você pensa e quando você tiver pensamentos negativos, aperte os botões “cancelar” e “apagar” – AGORA!


Direitos autorais da imagem de capa: luckybusiness / 123RF Imagens

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

8 hábitos que o tornam menos atraente, de acordo com a ciência:

Artigo Anterior

13 maneiras pouco românticas de saber se alguém te ama:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.