20 sinais de que você foi criado por pais tóxicos:

5min. de leitura

Sinais de que você foi criado por pais tóxicos:

“Crianças que não são encorajadas a fazer, tentar, explorar, dominar e arriscar o fracasso, muitas vezes sentem-se impotentes e inadequadas. Controladas por pais ansiosos e temerosos, essas crianças muitas vezes tornam-se ansiosas e temerosas. Isso dificulta o amadurecimento. Muitos nunca superam a necessidade de orientação e controle parental em curso. Como resultado, seus pais continuam a invadir, manipular e, frequentemente, dominar suas vidas”, escreveu Susan Forward.



Você tem um pai que foi – e pode até continuar a ser – uma força tóxica em sua vida?  Aqui estão vinte sinais para confirmar:

1. Seus pais recusam-se a respeitar seus limites, mesmo quando você é claro e assertivo sobre eles.

2. Muitas vezes você é responsabilizado por padrões mais elevados de comportamento e realização do que os dos seus pais.

3. Seus pais fazem piadas sobre suas inseguranças – como seu peso, sua renda ou seu status de relacionamento.


4. Na sua casa de infância, os sentimentos de seus pais receberam muito mais peso e importância do que os seus.

5. Quando você os aborrecia, seus pais usavam um comportamento passivo-agressivo em resposta. Eles poderiam dar-lhe o tratamento silencioso ou comprar um grande presente para um irmão.

6. Seus pais criticam você mais frequentemente do que fornecem apoio, elogios ou encorajamento.


7. Você luta para mostrar emoções negativas. Raramente chora, e quando o faz, pode sentir vergonha.

8. Você sente que seus pais poderiam comportar-se de forma diferente, se você fosse de alguma forma “melhor” – mais inteligente, mais bem-sucedido ou melhor comportado, por exemplo.

9. Seus pais, intencionalmente, fazem com que você se sinta culpado quando não entende seu relacionamento.

10. Quando você realiza algo e  sente-se orgulhoso, hesita em compartilhar as novidades com seus pais. Você tem medo de que suas críticas destruam se entusiasmo.

11. Seus pais exigem louvor e atenção de sua parte.

12. Muitas vezes, você foi forçado a participar de atividades que interessavam seus pais, e eles não te incentivaram nem apoiaram a fazer algo de seu interesse.

13. Seus pais ensinaram-lhe a respeitá-los através do uso do medo e da intimidação.

14. Você tem dificuldade com figuras de autoridade como adulto. Você pode ser muito submisso, passivo-agressivo ou inapropriadamente rebelde.

15. Seus pais usam dinheiro e culpa para manipulá-lo. Muitas vezes, eles lembram o quanto você os “deve” pelas coisas que recebeu – mesmo aquelas que não pediu.

16. Seus pais queixam-se, muitas vezes, das coisas que desistiram por você. Você se pergunta se eles seriam mais felizes se você não tivesse nascido.

17. Seus pais culpam-no por suas próprias reações inadequadas ou mau comportamento.

18. Você fica aterrorizado com a possibilidade de outras pessoas verem seus erros. Muitas vezes, você toma medidas para ocultá-los.

19. Seus pais forneceram mais dificuldades do que afirmação e segurança positiva.

20. Você raramente tenta coisas novas ou se arrisca, porque tem medo de como os outros o tratarão, se você falhar.

“Infelizmente, o abuso emocional é muitas vezes tolerado porque os pais abusivos são muito secretos em seu abuso (escondendo o verdadeiro “eu”, quando em público). As crianças abusadas emocionalmente assumirão que, a forma como são tratadas em casa, é natural. Elas não têm nenhum quadro de referência. E assim, a criança desenvolverá um senso distorcido do que é uma relação saudável”, explicou Veronica Jarski.

Se você foi vítima de pais tóxicos, é possível recuperar o controle de sua vida.

Muitos filhos de pais tóxicos crescem adultos saudáveis, felizes e emocionalmente independentes.

No entanto, isso não acontece sem uma quantidade significativa de trabalho de sua parte. A terapia, o autocuidado e o cultivo de uma rede de apoio positivo podem ajudá-lo a começar. Nunca desista, a luta vale a pena!

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mystical Raven

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 08/06/2017 às 18:48






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.