3 lutas que pessoas que vieram de famílias tóxicas enfrentam todos os dias:

6min. de leitura

Crescer em uma família tóxica pode mudar sua percepção do mundo ao seu redor, e normalmente não é para melhor.

Se você foi criado em uma família disfuncional, teve que enfrentar muitos maus momentos. Tomar a decisão de parar de falar com essa família, ou de aprender a proteger-se com alguns fortes limites emocionais é uma das coisas mais difíceis a fazer. Mas é uma parte extremamente importante de reconstruir sua vida e torná-la mais saudável e positiva.



Se você já passou por essa fase, parabéns! Sei que foi difícil. Mas o trabalho duro ainda não acabou.

Sua família causou danos tóxicos que não podem ser corrigidos simplesmente cessando a comunicação, ou mesmo se mudando para longe. Esses danos se acumulam sob seus ombros e se projetam na forma de problemas de saúde emocionais e mentais.

Nem todas as pessoas que crescem em ambientes tóxicos sofre de problemas mentais ou emocionais. No entanto, pesquisas têm encontrado um elo comum entre os que tiveram uma infância difícil, e as repercussões psicológicas. Um estudo do Dr. Giovanni A. Salum confirmou que crianças vindas de famílias disfuncionais são mais propensas a sofrerem de problemas de saúde mental.


Então, se você cresceu em uma família disfuncional, pode ter tentado suprimir muita raiva, ressentimento, e até mesmo tristeza.

Essa atitude pode levar a problemas de saúde mentais e emocionais, como os três mencionados abaixo. Saiba que você não está sozinho.

1.Ansiedade

Aqueles que cresceram em um ambiente tóxico tendem a experimentar transtornos de ansiedade de uma forma extremamente diferente. Um estudo da Universidade Ben-Gurion do Negev em Israel descobriu que um percentual “significativamente maior” de adultos com transtorno de ansiedade generalizada vinham de famílias disfuncionais.


Talvez você não pôde frequentar eventos sociais, ou sair com amigos. Ou nunca pôde experimentar coisas quando criança, e isso contribuiu para o aumento de suas próprias ansiedades, em uma idade jovem.


2. Dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas

Seja fisicamente, com um abraço, ou emocionalmente, com um relacionamento, se você veio de uma família tóxica, deixar outras pessoas chegarem perto de você é quase impossível. Não porque você não quer esse tipo de conexão, mas confiar em alguém é um risco que você simplesmente não está pronto para assumir.

Crianças que cresceram se escondendo de seus amigos porque tinham medo de mostrar ao mundo a disfunção absoluta que residia em sua casa, se transformam em adultos que são incapazes de formar relacionamentos saudáveis. Eles nunca aprenderam a falar sobre seus problemas.

Um estudo psicológico da Universidade Texas Mulher diz: “Adultos criados em famílias disfuncionais frequentemente deportam dificuldades em formar e manter relacionamentos íntimos, autoestima positiva, e confiança nos outros. Eles temem uma perda de controle e negar seus sentimentos e realidade “.

Outro trecho de diz:

“A maioria dos filhos adultos de pais tóxicos crescem sentindo tremenda confusão sobre o que o amor significa e como deve fazer as pessoas se sentirem. Seus pais fizeram coisas extremamente sem amor a eles. Essas pessoas passaram a entender o amor como algo caótico, dramático, confuso e muitas vezes doloroso. Obviamente, isso não é amor. O amor genuíno cria sentimentos de calor, prazer, segurança, estabilidade e paz interior “.


3. Gaslighting e abuso narcisista faz com que questionemos o que é real

Você já foi acusado de algo que nunca fez, punido por isso, mesmo quando seus pais estavam cientes de sua inocência? Férias em família eram um pesadelo? Sua família deformou seus seus pontos de vista sobre o que é e era real, e isso te fez deixar de confiar em suas próprias emoções e pensamentos.

Um relatório informativo da Universidade Texas Mulher diz: “Em famílias disfuncionais, crianças tendem a aprender a duvidar de sua própria intuição e reações emocionais.”

Isso é o que conhecemos como “Gaslighting.” É quando alguém tenta confundir voluntariamente outra pessoa, a fim controlá-la. Se você cresceu em uma família tóxica, provavelmente pode se relacionar a isso.

Tudo isso soa bastante desanimador, mas há algo que você pode fazer para retomar o controle de sua vida.

A perfeição não existe, e sua vida nunca se descomplicará. Porém, as coisas vão melhorar. Apenas é necessário reconhecer todas as feridas, e permitir-se iniciar o processo de cicatrização.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: I Heart Intelligence

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.