3 razões pelas quais todos merecemos perdão:

6min. de leitura

“Perdoar é, de alguma forma, associado a dizer que está tudo bem, que aceitamos a maldade que nos causaram. Mas isso não é perdão. Perdoar significa que você se enche de amor, irradia esse amor para fora e se recusa a se prender ao veneno ou ódio que foi gerado pelos comportamentos que causaram as feridas.” ~ Wayne Dyer



Quando fomos profundamente feridos ou traídos por um amigo, amado, ou mesmo um conhecido, pode ser incrivelmente difícil perdoá-los. Alguns atos parecem quase imperdoáveis.

Então, por que você deveria deixar de lado seu ressentimento e raiva e perdoar alguém que o machucou?

Aqui estão algumas razões motivadoras:

1.O perdão permite que a outra pessoa trabalhe consigo mesma

Ninguém é perfeito. Todos nós tivemos momentos em nossas vidas em que as coisas ficaram fora de controle ou agimos de maneiras que não estavam alinhadas com quem queremos ser neste mundo.


Sim, às vezes as pessoas fazem coisas dolorosas porque são egoístas, mas na maioria das vezes nós estragamos tudo sem querer. Todos nós merecemos uma segunda chance de fazer melhor.

Receber uma segunda chance quando eu magoei outra pessoa me permitiu intensificar o meu jogo e provar para mim e para ela que eu posso fazer melhor.

Às vezes, é preciso tempo para realmente entendermos. Não mudamos nossos padrões de pensamento e comportamentos da noite para o dia. Mas eu sei que quando alguém me perdoou, me forçou a fazer um balanço de minhas ações e motivos e trabalhar comigo mesmo. E no processo, eu me mostrei como a mulher que quero ser neste mundo e provei a mim mesma e aos outros que eu posso mudar.


Nós nem sequer nos preocuparíamos em tentar, se outra pessoa não tivesse perdoado nossas ações como uma forma de dizer: “Eu posso deixar isso ir, e confio e espero que esta experiência tenha lhe ensinado algo”.


2.Se mostrarmos compaixão aos outros, aprenderemos a desenvolvê-la para nós mesmos

Muitas vezes, quando estamos guardando ressentimento em relação a alguém que nos magoou, é sobre o nosso ego. Queremos que a pessoa sofra tanto quanto nós.

Um dos meus amigos mais próximos tem me ensinado sobre compaixão. Eu não mostro muita compaixão para mim mesma, então tenho dificuldade em mostrá-la para os outros. Mas conforme aprendi lentamente a desenvolver compaixão por pessoas que me feriram, aprendi a desenvolver mais compaixão por mim mesma pelas coisas que eu fiz.

Desenvolver compaixão por alguém que o feriu é um passo poderoso e integral para a cura de ambos.


3.O perdão ajuda todos os envolvidos a seguir em frente

Nem todo mundo e toda situação é para ser uma parte de nossas vidas para sempre. Às vezes, estão lá por um período de tempo para nos ensinar alguma coisa, e uma vez que seu propósito é servido, elas avançam e o próximo capítulo de nossa história começa.

Por mais difícil que seja deixar as pessoas irem embora, quando as perdoamos, criamos espaço para elas passarem para o próximo capítulo, bem como nós mesmos.

Se nos prendemos a velha história de “o que fizeram para nós”, não podemos criar um espaço para coisas melhores entrarem em nossas vidas.


4.Quando sabemos mais, fazemos melhor

Eu acredito verdadeiramente que as pessoas não agem intencionalmente tentando ferir os outros, especialmente aqueles mais próximos.

A maioria das pessoas está fazendo o melhor que pode com o que sabe. Eu sei que eu, pessoalmente, muitas vezes cometi os mesmos erros repetidamente até realmente aprender a lição e desenvolver as ferramentas para fazer as coisas de forma diferente. Quando eu soube mais, agi melhor.

Tente reconhecer que cada experiência em sua vida, especialmente as mais dolorosas, são professores que nos revelam o que ainda precisamos dominar. Você tem a oportunidade de tornar-se melhor, se puder libertar amargura.


5.Sem perdão, não crescemos espiritualmente

O processo de crescimento espiritual é infinito. Algumas de nossas lições espirituais são aprender compaixão, amor-próprio e amor incondicional pelos outros. Nós ainda estamos operando nos reinos inferiores do nosso crescimento espiritual quando estamos carregando sentimentos de ódio, amargura e pensamentos de vingança.

Quando recebemos o perdão de outra pessoa, acredito que damos um passo acima nessa escada espiritual. Quando recebemos esse presente tão belo e altruísta de outra pessoa, somos obrigados a devolvê-lo.

Esta troca mútua de energia amorosa entre as pessoas que nos prejudicaram é um belo passo em frente em nossa jornada espiritual.

O perdão é algo que fazemos para nós, não para a outra pessoa. E sem ele, a dor dentro de nossos corações nunca vai se curar.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Tiny Buddha

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.