Comportamento

4 atividades diárias para melhorar sua inteligência emocional:

Inteligência emocional é a capacidade de ouvir, entender e avaliar as próprias emoções e as daqueles ao seu redor, contribuindo para uma sociedade mais empática e valorosa.



Ter inteligência emocional nos ajuda a ganhar conhecimento sobre nós mesmos, o que permite que desenvolvamos melhores maneiras de nos expressarmos e nos comunicarmos verdadeiramente.

A inteligência nem sempre se relaciona ao QI, mas sim à verdadeira felicidade que nos motiva a seguir em frente em nossos propósitos e nos faz orgulhar de quem somos e de nossas realizações.

Essa é a inteligência que devemos almejar e buscar. Abaixo estão 5 atividades para ajudá-lo a alcançar a inteligência emocional: 


1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma prática diária e dura a vida toda, pois estamos em evolução constante. Para se conhecer melhor, é ideal fazer perguntas sobre seus pensamentos, sentimentos, desejos, e estabelecer objetivos para si mesmo. Quando aprendemos a nos conhecer melhor, sabemos o que é certo para nós e o que devemos fazer para atingir nossos objetivos. Também nos capacita a oferecer melhor ajuda para aqueles ao nosso redor, pois temos mais sabedoria e experiências para compartilhar.


2. Equilíbrio emocional


Quando estamos sempre no limite com nossas emoções, acabamos perdidos e sem saber o que fazer com nossas vidas, o que geralmente nos leva a caminhos negativos. O ideal é sempre estar equilibrado, conhecer suas emoções e lidar com elas de forma saudável. Não permita que te manipulem e nem reaja de forma exagerada. Analise a situação antes de agir, seja sábio e pense em fazer aquilo que te beneficiará para o bem. Você é quem está no controle de sua vida, trabalhe em prol do seu equilíbrio emocional.


3. Empatia

A empatia deve ser empregada com mais frequência em nossas vidas. Não é fácil, e geralmente nos identificamos mais com aquelas pessoas que fazem o bem para nós. Mas empatizar com aqueles que nos fizeram algum mal é um desafio, e quando enfrentamos a essa situação, superamos uma barreira importante é que apenas nos faz crescer. Além disso, ao nos colocarmos no lugar da outra pessoa, podemos descobrir alguma dificuldade em sua vida, que podemos ajudar a solucionar.



4. Motivação

Enxergar o lado bom nos aspectos de nossas vidas nos ajuda a manter em mente nossos objetivos e trabalharmos em direção a eles com pensamento positivo. Acorde todos os dias com uma mente descansada, pacífica e confiante nas coisas que pode obter. Procure coisas que o motivam, seja filmes, pessoas, livros, vídeos. No começo nem sempre é fácil, mas persista, lembre-se de que a motivação é essencial para nos manter pé nos dias difíceis. Nunca desacredite no seu poder de alcançar o que deseja.


Eu não creio porque vejo, eu vejo porque nele creio!

Artigo Anterior

5 mensagens espirituais que as borboletas nos transmitem:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.