40 ideias de autocuidado para ter uma mente, um corpo, vida profissional e relacionamentos saudáveis:

7min. de leitura

40 simples e  maravilhosas ideias de autocuidado:

Às vezes, a vida pode ser exaustiva. Tentamos ser gentis com todos ao nosso redor, cuidar de suas necessidades, mas, muitas vezes, esquecemos das nossas.



Você fica até tarde no escritório, oferece uma ajuda para seus colegas, mas parece esquecer que também precisa descansar. Toda vez, você deixa sua família decidir onde ir jantar ou para onde viajar, mas parece esquecer que deseja ir para determinado lugar.

Mas ninguém vai perceber suas necessidades, se você não falar. Você vai descobrir gradualmente que ninguém, nem mesmo você, está cuidando de suas necessidades.

Um dia, você acabará por se sentir exausto.


Então, você precisa aprender a se preocupar consigo mesmo.

Amar os outros é importante, mas não se esqueça de amar a si mesmo

Autocuidado é um conceito sobre a manutenção de um relacionamento saudável consigo mesmo, em outras palavras, amor-próprio.


Comer bem, exercitar-se regularmente, meditar, escrever. Estas são todas ações de autocuidado.

O autocuidado é muito importante na melhoria do bem-estar e qualidade de vida. Durante o processo, fazemos o que é bom para o nosso corpo, para satisfazermos as nossas necessidades e desejos. Isso nos ajuda a evitar fadiga, estresse, ansiedade e preocupação. Autocuidado faz com que nós vivamos satisfeitos e felizes.

O objetivo do autocuidado é manter uma boa saúde física e mental. Com isso, seremos mais capazes de ajudar e apoiar os outros e, portanto, teremos relacionamentos mais saudáveis. O autocuidado também nos ensina a dar uma pausa no trabalho cansativo. Isso também pode nos ajudar a alcançar um equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

Abaixo estão algumas ideias para ajudá-lo a praticar o autocuidado. Comece agora mesmo!

10 ideias de autocuidado para o corpo

  • Tome algumas respirações profundas. Inspire por seu abdômen e expire por seu estômago e peito.
  • Faça um passeio sob a luz do sol. Especialmente quando estiver frio. O calor do sol muitas vezes faz as pessoas se sentirem melhor.
  • Exercite-se por alguns minutos. Permita-se suar. É a maneira mais fácil de se exercitar.
  • Tire uma soneca rápida. 10 a 20 minutos é o suficiente.
  • Dê uma boa risada. Assista a uma comédia ou tenha uma conversa agradável com grande amigo.
  • Olhe para o verde e o azul. Mata. Oceano. Isso faz bem aos nossos olhos e corpos.
  • Acorde às 6 da manhã. Aproveite a brisa da manhã e o ritmo lento.
  • Faça uma pequena mudança em sua dieta. Beba um copo extra de água, ou tenha uma refeição vegetariana. Faça uma desintoxicação corporal.
  • Faça uma massagem. Incorpore óleos essenciais em sua massagem. Remova o cansaço e deixe sua pele respirar.
  • Fique quieto por alguns minutos. Deixe seu corpo descansar. Respire devagar. Mova-se devagar.

10 ideias de autocuidado para a mente

  • Pegue outro caminho para ir trabalhar. Mudar sua rotina de maneiras pequenas faz seu dia especial.
  • Passeie pela cidade. Descubra lugares novos. Procure beleza que você nunca notou.
  • Desconecte por uma hora. Coloque tudo no modo avião. Desconecte-se da tecnologia. Volte ao básico.
  • Saia de sua zona de conforto. Faça algo que nunca fez antes. Como falar com um desconhecido.
  • Mantenha um diário. Anote seus pensamentos e tudo o que achar interessante. Registre seu dia com palavras.
  • Tenha um encontro consigo mesmo. Passe algum tempo fazendo algo que você realmente gosta. Assista a um filme, visite um museu ou aprecie a natureza.
  • Jante sozinho. Coma o que você gosta de comer. Esqueça as calorias por um momento. Aproveite o ambiente.
  • Compre algo novo para a casa.
  • Olhe para as nuvens. Relaxe e veja o céu.
  • Recicle algo de sua casa que você mal usa.

10 ideias de autocuidado para o equilíbrio entre a vida profissional e familiar

  • Tire um dia de folga aleatório. Um dia livre sem qualquer planejamento ou propósito.
  • Planeje um final de semana de “férias”. Faça uma curta viagem. Fuja da rotina.
  • Comece a trabalhar mais cedo.
  • Saia do trabalho mais cedo. Aproveite algum tempo livre.
  • Almoce longe de seu escritório. Faça uma pequena pausa. Respire um pouco de ar fresco.
  • Tenha uma pequena conversa. Fale sobre algo diferente do trabalho. Isso torna o seu tempo no trabalho menos maçante.
  • Desative a notificação de e-mail relacionada ao trabalho durante os finais de semana.
  • Use sua roupa favorita para trabalhar.
  • Compre alguns petiscos saudáveis. Forneça energia para o seu corpo.
  • Ouça música suave. Alivie seu estresse com uma música de fundo suave.

10 Ideias de autocuidado para relacionamentos saudáveis

  • Comunique seus pensamentos. Não tenha medo de dizer o que você realmente pensa. Ninguém o entenderá a menos que você fale.
  • Diga aos outros suas expectativas. As pessoas podem falhar. Mas é bom deixá-las saber, para que ambos possam melhorar.
  • Diga “não”, às vezes, se dizer “sim” faz você se sentir mal.
  • Honre suas emoções. Admita-as e nunca tente escondê-las.
  • Minimize o hábito de fazer tudo para agradar aos outros. A menos que seja o que você realmente quer fazer. Você não tem responsabilidade de agradar a ninguém.
  • Livre-se de restrições impostas por outros. Você é o único no controle de seu corpo e mente.
  • Esteja aberto a novas coisas. Não tenha medo de que as mudanças te façam uma pessoa diferente.
  • Compartilhe seu passado. Não importa que seja maravilhoso ou terrível. É o seu passado que te fez quem você é hoje.
  • Seja paciente com os outros e consigo mesmo. Tudo leva tempo. É preciso tempo para deixar um hábito ou mudar alguma coisa. Não se apresse.
  • Deixe algum espaço para si mesmo. O relacionamento mais importante é o que você tem consigo mesmo. Trabalhe nisso.

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

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