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5 dicas para se lidar com o stress:

Quando você se estressa por causa de um prazo, trânsito ou uma nota fiscal, seu cérebro e o corpo entra no modo de alerta!



Seu coração bate mais rápido, você respira mais rapidamente e seus músculos tencionam.

A tensão chega rapidamente, não há tempo para ter uma longa conversa consigo mesmo. Felizmente, os pesquisadores estão descobrindo formas novas, simples e rápidas de desestressar que dependem de reconhecer a resposta ao estresse e ativar diferentes redes de cérebro para acalmar as coisas.

Aqui vão 5 dicas para você lidar com estes sintomas:


1. Reconheça quando você começa a se sentir estressado

Quando você ficar estressado, sua amígdala coloca o cérebro em um estado de prontidão para brigar ou fugir. Quando você começa a entrar neste estado, sua respiração fica ofegante, seu coração bate mais rápido, e seus músculos ficam tensos. Esta resposta é geralmente causada por surtos de adrenalina e cortisol correndo através de seu corpo. Se você adotar medidas de contenção, quando sentir os primeiros sinais de estresse, você não terá seu cérebro consumido por ele.



2. Inspire e expire, lentamente

A respiração lenta e rítmica ativa um grande nervo que viaja por todo o corpo e liga seu cérebro com o coração, os pulmões e outros órgãos principais. O nervo vago é parte do sistema nervoso parassimpático, o que retarda a resposta de conflito e leva o corpo de volta a um estado descontraído. Para praticar a respiração lenta e rítmica, inspire contando até 5, e expire através de seu nariz ou boca contando até 6. Se isso for muito difícil, você pode começar com um ritmo mais curto e procurar atingir esta marca.



3. Observe imagens da natureza

Observar cenários da natureza, mesmo que em fotos, já pode acelerar a recuperação de um coração estressado. A mudança drástica da visão para a concentração em uma paisagem que remete à tranquilidade e harmonia não irá cessar o stress atual, mas, gradualmente o cérebro  diminui a inquietude e absorve a calma.



4. Corrija a sua postura

Ficar com a coluna reta não só faz você se sentir mais confiante, mas isso também diminui o estresse. Um estudo recente publicado em uma revista de psicologia da pesquisadora Amy Cuddy mostrou que ficar de pé com uma postura vertical aumenta testosterona e diminui os níveis do hormônio do estresse, o cortisol. Isso parece fazer com que as pessoas se sintam menos ansiosas e mais assertivas e confiantes.



5. Abra e feche o punho algumas vezes

Apertar sua mão direita ativa o lado esquerdo do cérebro, que é mais verbal e lógico. Já cérebro direito é mais global e emocional. Então, se você se sentir inundado por medo e ansiedade (uma função do cérebro direito), ativar seu cérebro esquerdo pode estimulá-lo a refletir sobre a situação de uma maneira lógica.

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Direitos autorais da imagem de capa: sifotography / 123RF Imagens

 

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Psy Ciencia


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