4min. de leitura

5 SINAIS DE QUE VOCÊ PODE ESTAR EM UMA CRISE EMOCIONAL:

1. SEU CORPO AVISA

Seu corpo dá sinais de que alguma coisa não vai bem: a pele piora, ou você começa a sentir dores onde não sentia antes, ou mesmo fadiga muscular a uma simples menção de exercício físico. Mudanças que significam que algo não está legal e que, geralmente, têm a ver com seus hábitos, que também se modificaram, ou com seus sentimentos, que possivelmente estão fervilhando aí dentro. Seu corpo só faz externalizar tudo isso.




2. EXAUSTÃO

Os dias parecem passar devagar demais. Você está muito cansada para qualquer rotina: trabalho, lazer, família, academia, amigos… Parece que você ficou velha pra tudo isso de repente, mas não: pode ser uma crise emocional batendo à sua porta e você ainda não se deu conta disso. Fique atenta.


3. DESESPERANÇA

O futuro é nebuloso, seus planos parecem, de repente, não fazer o mínimo sentido ou simplesmente parece que ficou tudo difícil demais. Você está empurrando a vida com a barriga? Nas crises emocionais isso pode acontecer e é comum que aconteça até que você respire fundo, procure um auxílio profissional adequado e se sinta renovada para acreditar novamente na vida. Calma, isso também passa.


4. IRRITAÇÃO CONSTANTE

Essa irritação pode vir de várias fontes, mas a principal delas é o sentimento de incompreensão alheia em relação ao momento que você está vivendo. Parece que o mundo está girando rápido demais só para você e ninguém mais consegue perceber o quanto isso te perturba e te tira do eixo. O fato por si só de o mundo estar girando a todo vapor é causa de irritabilidade também, claro. Mas, por outro lado, é a sua chance de aprender a lidar com situações de crise, de se fortalecer. Se for preciso, de colar os cacos e se reinventar. Não existe nada mais estimulante e renovador na vida do que o sentimento de autosuperação, pode apostar. E qualquer pessoa é capaz de conseguir, inclusive você.



5. DISTRAÇÃO / DESATENÇÃO

Por estar concentrada em questões íntimas e estar muito mais introspectiva pode ser que você fique desatenta, distraída para o mundo externo, em tempos de crise emocional. É um sintoma funcional, já que, nessa introspecção, você está buscando soluções para os problemas que estão te afligindo. Mas introspecção demais também pode virar um problema quando ela passa a perder o sentido, se as soluções desses problemas não são encontradas e o tecido deles só vai aumentando.

Por isso, mais uma vez, deixo aqui registrada a necessidade da busca de uma ajuda profissional: de um psicólogo e/ou psiquiatra, se você identificou em si alguns desses sinais. Não é necessário alarde nem desespero, mas sim, devido cuidado, sem menosprezo a si mesma. Uma crise emocional, geralmente, não passa sozinha porque ela tem origem na sua história de vida, antiga ou recente e essa história não pode ser negligenciada – precisa ser investigada e tratada com respeito, minúcia e profissionalismo. Confie no seu médico e/ou psicoterapeuta para superar tudo isso. Porque da mesma maneira que estamos todos nós sujeitos a crises emocionais, estamos todos nós aptos à superação delas. Boa sorte nessa jornada!

______


Foto: www.pinterest.com/superelaoficial

Texto  Escrito por: Gabriela Maria

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 20/12/2015 às 7:26





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.