5 sinais que revelam que alguém tem baixa confiança:

5min. de leitura

Há muitas razões para as pessoas desenvolverem baixa confiança ou baixa autoestima em suas vidas. Elas poderiam ter sido intimidadas quando crianças ou se mudado muito quando eram jovens, sendo sempre as novatas.



Elas podem ter sido abusadas ou negligenciadas pelos pais. E muitas outras razoes.

Por algum motivo, essas pessoas não conseguem desenvolver crença em si mesmas, e sentem que não são boas ou espertas o suficiente. Disseram-lhes que eram feias, estúpidas e eles acreditaram. Podem não ser evidentes o tempo todo, mas há indicadores de que alguém tem um nível de confiança baixo.

Aqui estão cinco sinais:


1.Incapacidade de aceitar um elogio

Uma pessoa com um nível saudável de confiança vai aceitar um elogio e responder com um simples “obrigado”. Mas, alguém que não acredita em si vai criar desculpas do porque o elogio não é verdade.

5-sinais-que-revelam-que

Ele vai inconscientemente rejeitar a visão positiva de si, pois acredita que não é digno de tal elogio. A pessoa pode até mesmo ficar perturbada pela atenção incomum e tornar-se visivelmente desconfortável. Se você quiser aumentar o nível de confiança de alguém, a elogie regularmente. Não discuta quando ela rejeitar o elgio, apenas continue a elogiando regularmente.



2.Não faz contato com os olhos

Pessoas que não são confiantes em si mesmas e em suas próprias habilidades têm dificuldade  em olhar os outros nos olhos. Dizem que os olhos são as janelas da alma, e uma pessoa com baixa confiança tem medo de você ver através dele e perceber suas falhas. Se alguém tem dificuldade de olhar para você quando estão conversando, ele pode ter um baixo nível de confiança, o que torna o ato de olhar alguém nos olhos intensamente desconfortável.


3.Desculpar-se por nenhuma razão real

As pessoas que têm um baixo nível de confiança também vão pedir desculpas quando não fizeram nada de errado. Elas se desculpam pelo comportamento de outras pessoas. Se desculpam por não chegarem mais cedo, mesmo já tendo chegado cedo. Elas entregam um projeto e se desculpam por sua qualidade antes mesmo de ter sido avaliado. Elas tentam evitar críticas futuras, criticando-se primeiro antes de outros terem a chance de fazê-lo.


4.Indecisão

Alguém que não tem autoconfiança não será capaz de tomar uma decisão. Decisões simples, como onde comer, serão resolvidas com dificuldade, porque essas pessoas são cheias de autodúvida. E se escolherem errado? Elas só sabem que, se tomarem a decisão errada vão ser criticadas, e buscam evitar isso a todo custo. Elas não acreditam que são capazes de fazer a escolha certa e não têm fé em suas próprias habilidades para pesar os prós e contras objetivamente. É muito mais fácil simplesmente deixar que outras pessoas escolham, para que possam evitar o peso de ter feito a escolha errada.


5.Humor autodepreciativo

As pessoas que foram maltratadas no passado aprenderam a se defender. Elas farão piadas sobre si mesmas antes que alguém tenha a oportunidade. Piadas feitas à sua custa por outra pessoa vai te machucar, mas se você a fizer primeiro, não doerá tanto. Essas pessoas vão usar o humor e comédia como um escudo para se protegerem das piadas cruéis dos outros. Isso também é um sintoma de sua própria falta de autoestima. Elas ouviram que são inúteis, feias ou estúpidas por tanto tempo que realmente começaram a acreditar nisso.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.