Comportamento

6 sinais de que o seu uso das redes sociais está se tornando um vício!

6 sinais de que o seu uso das redes sociais está se tornando um vício

Não deixe que o hábito de usar as redes sociais tome muito do seu tempo ou comprometa seus relacionamentos pessoais e profissionais.



Com o advento do celular, as redes sociais se tornaram cada vez mais populares. Antigamente, acessar conta do Facebook e Twitter, por exemplo, era uma exclusividade reservada aos computadores mas, com os celulares cada vez mais multifuncionais, aumentaram as possibilidades desses aparelhinhos.

Hoje em dia, em qualquer oportunidade estamos lá, observando o que os nossos colegas estão fazendo, onde estão e curtindo suas fotos ou comentários. Atualizar nossas redes sociais ou, no mínimo, passar alguns minutos nelas, tornou-se um hábito tão normal como tomar banho ou se alimentar.

Contudo, todo exagero faz mal, por isso é importante ficar atento aos sinais que indicam se você está dependente das redes sociais.


Você, possivelmente, não sabe quais são todos eles, mas pode descobri-los a seguir:

1. Fica deprimido quando não acessa suas redes sociais

Sua vida não está limitada à palma da sua mão. Há coisas muitos mais importantes, como o trabalho, a família, os seus amigos ou qualquer outro programa, por isso, ficar triste toda vez que você não pode acessar as redes sociais é um péssimo sinal para a sua saúde.



2. Não começa o dia sem olhar Facebook, Instagram, etc.

Antes mesmo de escovar os dentes ou tomar um banho, lá está você, atualizando suas redes sociais e vendo o que “perdeu” enquanto dormia. Isso não está certo! As redes sociais não devem ser, nem de longe, prioridade no seu dia, no máximo, um complemento, um entretenimento. Mesmo quem trabalha gerindo redes sociais deve reservar tempo para se afastar delas e focar em si mesmo ou noutra atividade.


3. Interage cada vez menos


Não existe nada mais desagradável do que estar em um ambiente com uma pessoa que não tira as mãos e os olhos do celular. Policie-se para não ficar o tempo todo ao celular, principalmente, enquanto você está conversando com seus amigos ou familiares. Além de desagradável, agir dessa forma também é uma tremenda falta de educação.


4. Sente necessidade de “postar” algo frequentemente

Está tudo exposto lá, diariamente, no seu Facebook, Instagram ou Twitter: o que você comeu, a roupa que vestiu, os lugares por onde passou. Qual a necessidade de tamanha exposição? Ouso lhe dizer: nenhuma! Você não precisa postar cada passo que dá, isso chega a ser doentio.



5. Não deixa as redes sociais nem nos momentos mais impróprios

Este quinto fator é bem grave. Pessoas viciadas em redes sociais não “desgrudam” de seus celulares nem nas situações mais impróprias, seja em hospitais, velórios ou mesmo nas reuniões de trabalho. Isso pode atrapalhar seu desenvolvimento profissional e até resultar em antipatia do grupo.



6. Não consegue admitir que está viciado em tecnologia

A primeira forma para se curar de um problema é justamente admitir que está com um problema. Pessoas dependentes das redes sociais não admitem isso ou, no mínimo, têm muita dificuldade de fazê-lo. Se você se identificou com algum desses exemplos, procure ajuda profissional ou mude hábitos, prefira aqueles que o afastem do celular. Isso fará bem para sua saúde e vida social.

Você repete alguns destes comportamentos? Quais deles?

Responda-nos nos comentários e compartilhe este texto nas suas redes sociais.


Tempo é para quem não sabe o que quer. Quem ama não faz ninguém esperar!

Artigo Anterior

Mulheres maduras são como um vinho caro, poucos homens sabem apreciar!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.