publicidade

6 sinais de que seu relacionamento é codependente:

Ah, o amor. Ele pode enriquecer nossas vidas, fornecer significado e apoio, e reduzir o estresse. Os relacionamentos saudáveis ​​e íntimos podem até te ajudar a viver mais tempo. Mas a busca do amor e manter um relacionamento às vezes pode ser uma fonte de dor significativa em nossas vidas. Em outras palavras: O amor nem sempre é tudo o que dizem ser.



Desenvolver sua própria identidade e bom senso de si pode soar como uma ordem alta. No entanto, é também a fundação que precisamos se quisermos desenvolver um relacionamento saudável com outra pessoa. Muitas vezes, as pessoas saltam em relacionamentos enquanto ainda estão se estabelecendo em seu relacionamento consigo mesmas.

Assim, a forma como você lida com relacionamentos é importante para manter-se bem e reconhecer algumas das características de um relacionamento saudável, bem como os sinais reveladores de que seu relacionamento é codependente.

Características de uma relação saudável:

O principal alicerce de qualquer relação saudável é o respeito – respeito por si mesmo e pelo outro. Isso inclui:


1.Responsabilidade

Admitir erros e aceitar a responsabilidade.


2.Confiança

Honrar sua palavra e tentar dar aos outros o benefício da dúvida.

3.Honestidade

Comunicar-se abertamente e sinceramente.


4.Cooperação

Pergunte; não espere. Tome decisões em conjunto e encontre um compromisso mutuamente aceitável quando necessário.


5.Segurança

Respeite o espaço físico do outro e não permita absolutamente nenhuma intimidação ou manipulação.

6.Apoio

Seja compreensivo e encorajador, valorizando as opiniões e escolhas dos outros.


Sinais de que seu relacionamento é codependente:

1.Você está usando o relacionamento para preencher um vazio

Semelhante a uma dependência de drogas, o vício do amor usa o amor para liberar a dopamina para o prazer, e endorfinas para a dor. Essas coisas podem ser benéficas em um relacionamento saudável e equilibrado, mas a necessidade de algo fora de si mesmo para se sentir bem e lidar com a vida é um sinal de que as coisas estão problemáticas.


2.Você está sacrificando partes de si mesmo para agradar seu parceiro.

Um relacionamento saudável deve melhorar a pessoa que você é. Se você se encontra abrindo mão de partes de sua identidade, está fazendo pouco por si mesmo e seu relacionamento. Muitas vezes, indivíduos em relações codependentes esperam reciprocidade neste sacrifício, não conseguem, e acabam se sentindo feridos, abandonados e ressentidos.


3.Você não tem limites

Se você tiver um conjunto de diretrizes que estabelecem um padrão para uma quantidade saudável de tempo gasto com a outra pessoa, e se envolver em outras atividades e logo encontrar-se quebrando essas diretrizes e compromissos, pode estar entrando em um relacionamento codependente. É tudo sobre manter o equilíbrio em sua vida.


4.Você acha difícil ou intimidante falar o que pensa

Se você achar desconfortável dizer o que está em sua mente porque tem medo de ser julgado, ou se estiver preocupado em não dizer o que a outra pessoa quer ouvir, está realmente privando-se da oportunidade de ter uma relação aberta, honesta. A falta de vontade de ser honesto pode fazer você questionar o nível de honestidade e abertura da outra pessoa.


5.Você está obcecado em tentar controlar o relacionamento e o resultado

Um relacionamento saudável é uma relação de trabalho entre dois parceiros. Parte disso inclui ser capaz de aceitar o fato de que você pode não saber exatamente como tudo vai se transformar, e desfrutar a misteriosa viagem juntos.


6.Você experimenta o medo intenso de perder o relacionamento

Se você tem algo de bom, faz sentido querer mantê-lo em sua vida. Mas às vezes, há uma necessidade de dar um passo para trás e lembrar-se de que você vai ficar bem não importa o que aconteça, com essa pessoa em sua vida ou não. O comissário de bordo nos treina para colocarmos nossa própria máscara de oxigênio antes de ajudarmos os outros com as deles. É importante reconhecer que a outra pessoa não é sua máscara de oxigênio ou seu oxigênio.

Reconhecer os sinais de alerta de uma relação codependente no início é metade da batalha. As melhores relações permitem que você se sinta confortável, seguro e livre. Quando você e seu parceiro permitem-se brilhar em sua individualidade e respeito mútuo, você perceberá que seu relacionamento enriquece e apoia a pessoa que você é. E isso é amor.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.