7 coisas que você não precisa ter:

6min. de leitura

Coisas que, definitivamente, você não precisa ter:

1. Uma opinião sobre tudo

Formamos opiniões sobre muitas coisas. Pessoas, comida, países, religiões, música e etc… É a natureza humana. Opiniões, por sua própria natureza, envolvem julgamentos. Mas o problema das opiniões é que nós geralmente as formamos sem estarmos totalmente cientes de todos os fatos. Ou formamos com base na emoção ou numa perspectiva limitada. Quantas vezes você fez um julgamento sobre alguém ou algo e depois viu que estava errado?



Ter uma mente aberta permite que você reserve o julgamento. A reserva de julgamento é libertadora. Você pode estabelecer relacionamentos e abrir-se às novas experiências que você poderia ter perdido.


2. Uma causa

Fitas cor-de-rosa. Pulseiras amarelas. Baldes de gelo. Sempre conhecemos alguém que está promovendo uma causa. Mas não estamos diminuindo a importância delas. Elas dão às pessoas um senso de comunidade e propósito ao arrecadar dinheiro para empreendimentos dignos.

Mas quando as pessoas se engajam em atos simples de caridade? Não aqueles que envolvem correr 10 quilômetros por um evento. Mas sim as coisas cotidianas: incentivar uma criança, sorrir para um estranho, ajudar um amigo. A longo prazo, a soma dessas gentilezas incrementais vai superar todas as maratonas de sábado de manhã que você já participou.



3. Um partido

Adoramos escolher lados. Israel ou Palestina. Direita ou esquerda. Tipicamente a nossa postura em algo se conforma a uma agenda abrangente ou uma ideologia não examinada e superficial, porque isso é mais fácil do que tomar tempo para realmente entender um problema.

Este é um mundo complexo, com problemas complexos. Eles requerem empatia, diálogo, paciência, até nuances. Não podemos resolver problemas profundos em 30 segundos. Queremos ver o mundo em preto e branco, quando ele raramente é. Você não tem que se dedicar a um ideal, simplesmente pelo fato de que as pessoas esperam que você escolha um lado.


4. Acordo

Nós enlouquecemos tentando convencer alguém de que estamos certos. Nem todos vão concordar com você. E isso não significa que as pessoas sejam ruins, nem sequer significa que estão errados. Não há problema em discordar de alguém. Você pode até mesmo ser capaz de permanecer amigo de alguém, sem estar em pleno acordo com a pessoa sobre questões importantes. Não deixe sua discordância definir sua relação com outra pessoa. Fique aberto a pessoas com diferentes pontos de vista.



5. Uma razão

Odiamos quando não entendemos as motivações dos outros. Por que meu amigo fez aquilo? Por que as pessoas machucam as outras? Exigimos uma explicação. Queremos saber o porquê. Esta é a natureza humana. Nós sempre sentimos como se deve haver uma razão para as ações de alguém. Às vezes, não há. Ou mesmo que haja, não será aceitável.

Você não tem que sempre ter uma razão ou uma explicação para suas ações. Só porque outras pessoas esperam ou querem uma razão, não faz com que seja sua obrigação dar-lhes uma.


6. Uma vocação

Conheço algumas pessoas que nasceram para ser apenas uma coisa. Um músico, um padre, um médico. A maioria de nós não tem o luxo de ter uma “vocação”. Ainda perguntamos a nós mesmos: Por que estou aqui? Qual é o meu propósito? Qual é a minha vocação? Sua vocação pode não ser tão aparente. Você pode nem ter uma. Ou pode ser uma que não é facilmente identificável. Talvez você esteja sendo uma boa mãe, fornecendo um ambiente de trabalho estável para que outros prosperem ou oferecendo amizade a alguém que precisa.


7. Um plano

Todo mundo quer que você tenha um plano. Que carreira você vai escolher? Quando você vai se casar? Quando você vai ter filhos? Onde você estará em 5 anos? Dez anos? Não estou encorajando-o a não buscar mudanças em sua vida. Mas você nem sempre tem que ter um plano. Às vezes, também é importante não ter um plano. Isto vai abri-lo para mais possibilidades. Uma vez que você tem alguma clareza sobre o que você quer, você pode formular um plano. Não planeje o planejamento. Pare e ouça primeiro.

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Thought Catalog

______

Direitos autorais da imagem de capa: igorvoloshin / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 31/08/2017 às 8:21






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.