7 razões pelas quais o luto te faz uma pessoa melhor:

7min. de leitura

O luto pode consumir uma pessoa. Eu perdi meus pais e posso te dizer que isso te deixa perdido e destruído.

A dor vem em muitas formas, não apenas com a morte, mas também através da perda significativa de um relacionamento, casamento ou trabalho. Quando você está sofrendo por luto, se sente como se estivesse vivendo em um universo alternativo. É horrível.



Pode deixá-lo desanimado e enrolado no sofá em estado de choque. Você se move para frente porque é o que tem que fazer, é o círculo da vida. As pessoas tentam ser gentis e dizer-lhe que, com o passar do tempo, as coisas ficarão mais fáceis, mas você nunca mais será a mesma pessoa. Sua realidade e mundo foram alterados, e você tem que aprender a viver neste novo mundo, sem o ente querido, relacionamento ou carreira.

Quando eu olhei para trás em minha vida e como lidei com o sofrimento antes, percebi que tinha mudado significativamente de maneiras que eu nunca teria esperado ou experimentado, se não tivesse passado por tal perda. Fiquei surpreso com as lições de vida que aprendi em tão curto período de tempo. Através da dor do luto, eu aprendi a encarar a vida de outra maneira.

Veja porque experimentar luto muda sua vida e faz de você uma pessoa melhor:

1.Seus relacionamentos se tornam mais fortes

Quando o luto ataca, você realmente descobre quem são seus verdadeiros amigos. Eu sempre ouvia as pessoas dizerem isso para mim, mas nunca pensei muito sobre. Quando os tempos difíceis vêm, a dor te mostra quem está lá para você e quem não está. Isso pode ter um efeito de luto adicional sobre você, através da perda de amigos que você pensou que te ajudariam e apoiariam. Você agora vê seus relacionamentos em sua verdadeira luz. Você percebe as pessoas incríveis que tem ao seu redor, e aspira a ser o tipo de amigo que elas têm sido para você. Cada relacionamento que você tem torna-se mais importante e valioso. Te faz querer ser uma pessoa mais atenta e gentil nos relacionamentos.



2.Você coloca suas finanças em ordem

Depois de passar por divisões de bens após uma morte, ou mesmo através de uma situação de divórcio, onde as finanças são divididas, você aprende o quão importante é gerenciar o dinheiro. Você se encontra pagando as dívidas mais rapidamente, para evitar consequências negativas se alguma coisa acontecer a você.

Você gerencia seu orçamento, percebe que sua conta poupança precisa ser abastecida, em caso de emergências, e tem que se tornar mais experiente financeiramente do que nunca. A dor ensina-lhe que as situações que envolvem dinheiro não param com a morte, divórcio, divisão de relacionamentos, ou perda de carreira, e é importante pôr-se em uma posição financeira boa, caso que qualquer coisa inesperada aconteça.


3.Você se torna mais saudável

Assistir a um ente querido ter sua saúde destruída, faz você perceber a importância de cuidar de sua própria saúde. Manter-se saudável nunca se tornou mais importante, a fim de manter a doenças longe. O luto me atingiu com muita força, e eu encontrei-me passando mais tempo no corredor vegetal do supermercado. A necessidade de me concentrar em tornar-me mais saudável foi imediata. O luto muda como você pensa, sente e trata o seu corpo.



4.Você se torna mais espiritual

Quando você é confrontado com a dor, tende a olhar mais para dentro de si mesmo para buscar respostas. Quando não podemos encontrar essas respostas, buscamos o nosso maior poder de conforto e consolo. Você reavalia seus valores e responsabilidades. Você medita, reza, busca calma e tranquilidade. Você fica muito mais sintonizado com seu lado espiritual e incorpora mais dele em sua vida diária.


5.As pequenas coisas não te incomodam mais

Quando você perde uma pessoa significativa em sua vida, percebe que as únicas coisas que realmente importam são os relacionamentos que mantém com outras pessoas. A decisão sobre comprar um carro preto ou branco, ou qual viagem fazer, não parecem ser mais tão importantes agora. Você não se preocupa com as pequenas coisas.


6.Você faz um esforço para criar mais lembranças

As memórias são uma parte importante do sofrimento. Elas nos permitem manter a pessoa amada viva em nossas mentes e corações. Com o tempo, você será capaz de lembrar todos os grandes momentos e a vida que compartilharam juntos.

Você perceberá a importância de criar mais lembranças, de trabalhar menos, de ter experiências de vida e passar mais tempo com aqueles que ama. Criar memórias se torna uma prioridade muito grande, e que vai mudar a sua vida significativamente.


7.Você ama de forma mais completa

O significado da perda que você sente através do luto, tornaria compreensível nunca mais querer amar novamente. Por que amar, quando você vai perder a pessoa? O luto mostra-lhe que o seu amor pelas pessoas vale cada segundo, então você tende a amar mais completamente, livremente e profundamente. O sofrimento nasce do amor, e amar a alguém de tal modo que você seja consumido pela tristeza é apenas um testemunho do amor que você sentiu por ela. Você encontra-se mostrando mais amor, e se apaixonando um pouco mais facilmente.

Eu sei por experiência como é difícil percorrer o processo do luto. O desejo de que a pessoa ou a situação volte, a tristeza, as perguntas sem resposta, dias melhores e os dias de ruína, e o conselho que tenta confortá-lo sem experimentar a situação. Eu não vou dizer que fica melhor com o tempo, mas vou dizer que o luto muda você. Você enxerga a vida sob uma nova luz, você a valoriza muito mais e se torna uma pessoa melhor por causa dela.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.