7 tipos de amigos falsos que nos colocam para baixo:

5min. de leitura

Existem pessoas que se fazem de nossos amigos por um tempo, mas quando criam intimidade conosco, mostram quem realmente são.



Essas pessoas podem nos ignorar, maltratar e até nos usar para seu ganho pessoal, sem se importarem sobre como nos sentimos.

Nem sempre é fácil identificá-las, mas esses “amigos” geralmente se encaixam em 7 categorias.

Veja abaixo 7 tipos de amigos falsos que nos colocam para baixo:

1. O elogiador

Todos nós gostamos de ser elogiados, mas é necessário tomarmos cuidado com isso. Muitas pessoas tendem a usar os elogios para se aproximarem rapidamente de nós. Se isso acontecer com você, questione-se sobre o porquê  pessoa querer se aproximar tão rapidamente, quais são suas intenções. Ou elas podem ter problemas de confiança e desejam se enturmar de alguma maneira, ou querem algo muito particular de você, que não é amizade.


Esse é um tipo de pessoa fácil de identificar, porque, muitas vezes, seu carisma e gentileza parecem falsos, porque realmente são.


2. O manipulador

Manipuladores são um dos tipos de amigos falsos mais difíceis de identificar. Eles se aproximam de você com muita suavidade, mostram-se fieis e cuidadosos, mas quando ganham sua confiança, começam seus planos de manipulação. Para essas pessoas, você é apenas um recurso para eles conseguirem o que querem. Uma vez que alcançam seus objetivos, eles descartam as pessoas, como se nunca tivessem existido em suas vidas.


3. O alpinista social

O alpinista social estabelece amizades apenas com pessoas que acreditam que podem lhes ajudar a ter uma posição melhor na “escada social”. Por isso, não estão interessados em estabelecer verdadeiras conexões ou em crescimento mútuo. Esse amigo não se importa com você e o deixará de lado assim que não lhe for mais conveniente.



4. O imitador

O amigo imitador é aquele que te venera e está disposto a mudar tudo em si mesmo para se parecer cada vez mais com você. Seu objetivo final pode ser incerto, mas provavelmente existe algo em sua personalidade que eles desejam. Com amigos imitadores, não existe uma relação mutuamente benéfica de desafios e crescimento, apenas um relacionamento com uma espécie de cópia sua.


5. O aproveitador

Os aproveitadores estão ao nosso lado quando lhes convém. Podem ser engraçados e divertidos de estar ao redor, mas é um relacionamento sem lealdade ou fidelidade. Podem ser seus amigos agora, mas se surgir uma oportunidade de ganho pessoal, eles também ficarão confortáveis em fingir que não são seus amigos.


6. O traidor

Diferente das outras pessoas nessa lista, o traidor já pode ter sido um amigo verdadeiro. Você já pode ter sido importante para ele e vice-versa. Talvez você ainda o considere uma parte importante de sua vida e aja com reciprocidade, quando no fundo tudo mudou. O traidor faz coisas prejudiciais para você em suas costas. No entanto, tende a ser descoberto apenas depois de já ter quebrado sua confiança.


7. O rival

Os amigos rivais são bastante comuns. Eles encaram todas as suas conquistas como desafios, ao invés de conquistas que devem ser celebradas. Por exemplo, se você comprou um celular novo, ele vai comprar um maior, se você começar a fazer algum exercício, ele também começará, com a intenção de se tornar melhor do que você. E quando eles não conseguirem superá-lo, vão fazer de tudo para acabar com sua felicidade. Eles nunca foram seus amigos.

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: fizkes / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.