8 hábitos que podem fazer com que você tome decisões ruins:

7min. de leitura

Todos nós tomamos decisões ruins de tempos em tempos. Isso faz parte da vida. Algumas pessoas tomam decisões terríveis mais frequentemente do que outras, no entanto (todos nós temos esse amigo).



Se você suspeitar que você pode ser esse amigo que não consegue tomar jeito, então pode ser hora de reavaliar suas próprias tomadas de decisões.

Aqui estão 8 hábitos que podem alimentar uma série de decisões ruins:

Não se preocupe, você pode trabalhar para corrigir esses hábitos, mas antes você precisa entender por que eles estão sabotando você, em primeiro lugar, antes de começar a tomar melhores decisões. Vamos mostrar-lhe o que está em seu caminho e como corrigir isso:

1. Você não prioriza o sono

60 anos atrás, as pessoas dormiam uma média de 7,1 horas por noite. Atualmente, esse número é de apenas 6,1 horas. Todos nós ouvimos o quão importante é o sono para nossa saúde e bem-estar. Se você não dormir o suficiente, você não pensará claramente. Você será mais propenso a ferimentos (1,6 vezes mais chances de se ferir no trabalho) e você não poderá tomar boas decisões. A solução para isso é simples, mas é preciso disciplina e limites. Determine a sua hora de ir dormir e obedeça este horário! Limite a cafeína no final do dia e desligue o celular antes de dormir.



2. Você tem dificuldades para tomar decisões

Pode parecer estranho que a indecisão possa levar a decisões terríveis, mas isso é a mais pura verdade. Se você não quiser tomar uma decisão, sua opinião pode ir e voltar no que deseja, o que não permitirá que você, objetivamente, faça uma boa decisão com base em seu instinto e fatos. Não é preciso controlar os fatos repetidamente para evitar tomar uma decisão. Considere todos os ângulos uma vez, e depois tome a decisão que pareça ser melhor. Depois siga em frente.


3. Você segue o rebanho

É tão tentador concordar com o que todos estão fazendo, não é? Infelizmente, isso pode levar a algumas decisões bastante terríveis. Seguir o rebanho não lhe permite formar suas próprias opiniões e tomar uma decisão bem fundamentada, baseia-se na emoção e na segurança percebida. Se você está pensando em seguir o exemplo e tomar a mesma decisão que todos os outros, pare e pense primeiro. Você está seguindo porque é mais fácil ou porque você realmente concorda com a decisão?


4. Você está acostumado a desistir de suas metas

Se você tem um padrão de renunciar repetidamente aos objetivos, isso pode influenciar algumas decisões ruins. Se você desistir em cada esquina, então, você pode começar a tomar decisões somente com base no medo. Definir e aderir aos objetivos é essencial para o crescimento pessoal e para tomar decisões consistentemente boas. Se você teve problemas para conquistar metas no passado, comece pequeno. Faça alguns objetivos fáceis que você pode alcançar rapidamente para ajudar a criar sua confiança. Decida enfrentar todos os obstáculos de frente, e não desista!



5. Você se concentra demais no passado

É essencial aproveitar a experiência passada na vida, é assim que aprendemos e nos protegemos. Se você estiver apenas focando no passado, no entanto, você pode estar repetindo erros na tomada de decisões. Ou você pode tomar decisões com base em pressupostos defeituosos ou desatualizados. É importante atualizar-se continuamente e procurar novas soluções. Isso vai ajudá-lo a avançar em vez de ficar preso no passado e ficar para trás.


6. Você raramente reflete sobre si mesmo

Nenhum de nós quer se culpar por nossos próprios problemas, nós preferimos apontar o dedo para outro lado. Infelizmente, essa autovitimização pode sabotar uma boa tomada de decisão. Você não estará trabalhando bem, porque você estará muito ocupado culpando os outros, e você pode facilmente se tornar um dos 38% das pessoas que se sentem sobrecarregados no trabalho.

É importante aceitar que você é responsável por seus próprios sentimentos e ações. Assuma a posse de suas decisões, e assuma quando cometer um erro. Você tomará melhores decisões porque está disposto a assumi-las.


7. Você pensa demais diante das incertezas

Semelhante à indecisão, pensar excessivamente pode levar a incerteza e a analisar demais as situações. Você não vai confiar em seu instinto e, provavelmente, acabará muito confuso para tomar uma boa decisão.  Sim, você deve, obviamente, pensar bem para tomar uma grande decisão. Mas não deixe que isso consuma você. Olhe para todos os ângulos, verifique seus instintos e tome uma decisão com confiança. Depois siga em frente.


8. Você confunde as opiniões pelos fatos 

Em teoria, todos nós conhecemos a diferença entre opiniões e fatos, mas muitas pessoas desmascaram as falas e tomam tudo o que outras pessoas (ou elas mesmas) pensam como fato. Cair nesta armadilha pode levar a algumas decisões terríveis! Se você está tomando uma decisão, faça alguma pesquisa sobre os “fatos”. Certifique-se de saber o que você está fazendo antes de prosseguir!


Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Life Hack

Referências:  Ny Times –  Life Hack  Safety Management Hbr Org –Fast Company – Applied Psychology

Direitos autorais da imagem de capa: portocala / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.