8 óbvios sinais de um relacionamento emocionalmente abusivo:

5min. de leitura

O abuso emocional é um dos tipos mais elusivos de abuso, porque não causa cicatrizes no exterior. A dor está no interior.



Mas uma pesquisa descobriu que o abuso emocional pode ser tão prejudicial quanto o abuso físico, porque afeta o modo como pensamos sobre nós mesmos.

Ele tem um impacto direto em nossa autoestima.

Então, a quais sinais de abuso emocional você deve se atentar?


1.Expressões de amor são retidas como punição

8-obvios-sinais-de-um

Assim que o amor em qualquer forma se torna um chip de troca, você deve começar a examinar seu relacionamento de perto. O amor é algo que a maioria das pessoas deseja e, em um nível humano básico, não quer tirar dos outros.

Se alguém está disposto a arriscar o amor que está recebendo e causar-lhe sofrimento como um meio para seus fins, você pode passar por momentos tempestuosos.



2.Não tente combater o fogo com fogo

Nessas situações, não há nenhuma maneira de lutar sem se tornar uma pessoa terrível. Se você escolher lutar, já será um participante de seus jogos. Fale com seu parceiro e informe os outros sobre possíveis problemas. A maneira mais eficiente e limpa de ‘vencer’ é partir.


3.Seu parceiro usa informações pessoais contra você

Há uma diferença entre ser atrevido e rude. Se encontrar justificando as ações de seu parceiro em vez de deixá-lo ir, é um indicador ruim. Por que você fica bravo com ele por trair sua confiança?

Contamos a nossos amantes e parceiros muitas coisas porque temos confiança. Nós nos esforçamos para encontrarmos pessoas que nutrem nossos verdadeiros eus, partes de nós mesmos que não nos sentimos confortáveis compartilhando.

Quanto mais livremente os fluxos de informação se dão entre as pessoas em um relacionamento, melhor. Saber que ela não respeita ou valoriza seus segredos é um sinal de alerta definitivo.


4.Ele sempre usa a culpa para controlá-lo

Seu parceiro nunca precisa machucá-lo para ajudá-lo. Ele justificará suas ações fazendo buracos em seu caráter e raciocínio.

A verdade não precisa ser justificada ou destruir ideias concorrentes. Há sempre uma maneira de explicar ou raciocinar com alguém sem crueldade e julgamento.


5.Ele ativamente trabalha para separar você de seus amigos e familiares

Este é um sinal importante e inconfundível de intenção maliciosa. Se alguém não quer que você acesse sua estrutura de suporte, é porque tem intenções que não são saudáveis.


6.Nada que você faz é bom o suficiente

Isso pode se manifestar de muitas maneiras. Se você encontrar-se mudando seu jeito para impressionar ou agradá-lo, e ser ignorado, então seria inteligente questionar seus motivos.

É normal e comum que os parceiros tentem melhorar um ao outro, mas se ele só te critica e não te incentiva, tem algo errado.


7.Ele precisa estar no controle de tudo

Os abusadores emocionais são muitas vezes o tipo controlador. Eles estão sempre felizes e confortáveis se estão no controle de tudo em seu relacionamento, do que você dirige, para onde você vai, quanto dinheiro você está autorizado a ter.

Esse controle faz com que você se desvalorize e sinta que não pode viver sem ele.


8.Espia e invade sua privacidade

8-obvios-sinais-de-um2

Aqui está um fato: nem tudo em seu relacionamento precisa ser compartilhado. Ponto. Você tem direito à privacidade com suas mensagens, seus e-mails, o histórico do seu navegador – tudo.

Espiar e invadir sua privacidade é absolutamente um tipo de abuso emocional e precisa ser reconhecido como tal.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Higher Perspectives

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.