ComportamentoEnergias

9 maneiras de sentir-se zen quando estiver irritado:

A vida gira fora de controle e é isso mesmo que ela faz.



Enquanto eu escrevo, minha esposa está enviando mensagens,  dizendo-me que a nossa filha de 1 ano de idade recusa-se a dormir, insistindo  em ser carregada durante todo o dia e está fazendo uma bagunça absoluta em nossa casa. Sem mencionar que minha filha de 6 anos está doente e nosso filho de 9 anos precisa ser pego na aula de Tae Kwon do.

Através de tudo isso, ainda temos uma casa para cuidar, empregos para manter (e trabalhar bem), e um relacionamento para preservar.

Então, acredite em mim quando eu digo que sei como é sentir-se exausto. Se você tem filhos ou não, se você é como a maioria das pessoas, em algum momento você vai se sentir absolutamente exausto e sobrecarregado, e, portanto, improdutivo.


Mas é mais do que isso, porque ao longo do tempo, o sentimento de “desgaste” pode te levar à apatia e até mesmo à depressão.

É importante tomar o controle e ter um plano para construir um senso de calma interior e estabilidade.

Nesse artigo, eu compartilho 9 dicas simples e muito úteis – para sentir-se zen- que, se colocadas em prática, farão maravilhas em sua vida!


1. Faça tudo com paixão.

Se você está lavando a louça, lave com paixão. Se está fazendo um relatório para o trabalho, faça-o com paixão. Vai encher o tanque de gasolina no seu carro? Faça isso com paixão. Passando um tempo com as crianças, lendo uma história ou brincando com elas? Faça apaixonadamente. Eles vão sentir, e você vai sentir.

Assim que se desenvolve a habilidade do foco: fazendo tudo que você se importa. Sua intenção sobre a tarefa em mãos fará com que a outra pessoa não só se sinta valorizado e querida, mas irá treinar sua mente para permanecer presente.


Item de ação: Passar o dia agindo com paixão. Cada conversa que você tem, realmente concentre-se na pessoa com quem  está falando. Cada tarefa que você está fazendo, não importa qual seja, concentre sua atenção sobre ela em particular, para que você faça isso bem, atentamente e conscientemente. Repita isso por alguns dias e observe como, rapidamente, você é capaz de construir essa habilidade de foco e quão rapidamente você obtém retorno com isso.


2. Comece a praticar gratidão.


Aprenda a ser grato quando receber algo ou obtiver alguma coisa. Ao ser grato, você está treinando sua mente para se concentrar na situação atual. Isso faz com que você se torne mais consciente de suas oportunidades atuais, de seus relacionamentos atuais e os passos que você precisa tomar para realizar seus objetivos.

Agradeça por suas dificuldades. Agradeça pelos contrastes. Seja grato com as pessoas em sua vida e  por cada  situação. Observe que, sendo grato, você está desenvolvendo sua capacidade de expandir para começar  a ver oportunidades que antes não via.

Item de ação: Pense em três obstáculos que você está enfrentando em sua vida. Imagine que estas três coisas estão impedindo-o de alcançar seus objetivos. Aqui é onde você vai jogar um grande truque em sua mente subconsciente. Ao invés de pensar sobre eles de uma forma negativa, seja grato. Mentalmente liste razões pelas quais você está grato por esses obstáculos. Este truque poderoso irá ajudá-lo a construir a sua capacidade de concentração, porque você está treinando o seu cérebro para procurar o bem em cada situação.



3. Torne-se implacável com o seu tempo.

Nosso foco é muitas vezes dissipado porque permitimos tarefas não-urgentes para nos distrair. A melhor maneira de evitar isso é ter uma lista de afazeres diários e trabalhar exclusivamente sobre os itens em sua lista, todos os dias. Ter tudo escrito irá ajudá-lo a determinar onde você vai focar a sua energia, o seu esforço e o seu tempo.


Planejando antecipadamente o  seu dia, você estará desenvolvendo a habilidade do foco, de modo que que possa dedicar-se às suas tarefas mais importantes, evitando distrações que poderiam roubar seu foco.

Item de ação: Liste tudo o que você tem a fazer hoje, e não vá dormir essa noite até completar tudo. Caso não possa, deixe lista para amanhã, e certifique-se de que você focalizará somente em completar os itens da lista. Fazer isso vai mudar sua vida. Confie em mim.



4. Aprenda a dominar suas prioridades.

Agora que você tem a sua lista de afazeres, o objetivo é construir sentimentos de realização, para que você tenha a confiança de enfrentar as tarefas maiores e complicadas. Concentre-se em coisas como fazer a sua cama todos os dias, verificar suas mensagens de voz e retornar telefonemas, limpar o lixo eletrônico. Livre-se do desnecessário! Fazer tarefas de pouco esforço como essas,  moldam a sua autoconfiança e  a sua autoimagem, criando uma visão ideal e poderosa de si mesmo. Ver esses itens riscados em sua listas, dará a você a sensação de realização. Você irá enxergar-se como alguém que executa.

Estes sentimentos de autorrealização e motivação, em seguida, o levarão  para tarefas maiores e complicadas, permitindo que você se concentre, realizando-os com facilidade.


Item de ação: Seu item de ação é olhar para a sua lista de afazeres agora e riscar tudo o que você pode fazer em menos de dois minutos. Este é um truque simples que aprendi com David Allen em seu livro “Getting things done”, em português “Fazer as coisas acontecerem”. É extremamente poderoso porque você não só vai se sentir realizado, como será capaz de usar este sentimento de realização e canalizá-lo para tarefas mais importantes.


5. Concentre-se na maneira como você come.

A maioria de nós come muito e muito rápido. Nesta etapa, seja atento e preste atenção em quanto e como você come. Aprecie os sabores e texturas. Mastigue devagar e desfrute do seu alimento. É uma técnica muito simples: focando no que você come, você não só obterá os benefícios de saúde de comer melhor, mas você treinará a sua mente para ficar e permanecer em foco.

Item de ação: Em sua próxima refeição, sente-se à mesa e coma. Sem televisão. Sem celulares. Comer a sua comida conscientemente e concentre-se. Se você está comendo com alguém, concentre-se neles e na conversa. E, finalmente, ouça o seu corpo e observe como você se sente quando está comendo. Quando você se sentir completo e satisfeito, pare de comer, não importa o que sobrou em seu prato.


6. Durma bem.

Se você está cansado e não come bem, obviamente, você não será capaz de ter a energia para manter o foco em suas tarefas do dia a dia. Comer e dormir corretamente andam de mãos dadas. Concentre-se em ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Acostume-se a conhecer e sentir quando seu corpo começa a ficar cansado.

Ao invés de lutar contra o sono, atirando-se na Netflix ou perdendo tempo na Internet, prepare-se para a cama. Preste atenção em como você se sente e comece a estruturar o seu dia e sua noite para que você vá para a cama quando seu corpo está dizendo que ele precisa de descanso.

Item de ação: Planeje sua noite de hoje. Marque uma hora de dormir e cumpra-a.


7. Crie um ambiente pacífico.

Nada drena foco como desorganização e desordem. Para manter o foco, você precisa estar em um ambiente que permite que você faça isso. Estar em um local confuso,  não promove a serenidade e sensação de calma que irá ajudá-lo com as tarefas.

Item de ação: Olhe o espaço em torno de si mesmo; se é seu escritório, seu carro ou seu quarto, e trabalhe para limpá-lo e deixando-o organizado. Se você tem filhos (como eu), faça disso uma brincadeira. Nós damos a cada criança um saco para enchê-lo com lixo e brinquedos que precisam separados. Quem coletar mais objetos, ganha.


8. Recompense a si mesmo.

Faça um jogo de completar suas tarefas diárias. Você quer construir associações positivas em torno de realizar seus objetivos porque você canalizará estes sentimentos da realização em objetivos maiores.

Item de ação: Pense em uma recompensa que você terá se realizar seus objetivos; não dê a si mesmo a recompensa até que você realize.


9. Concentre-se na sua postura.

Todos nós ouvimos que o modo de sentar é o novo tabagismo. Trabalhe na sua postura. Quando você estiver sentado à  mesa, quando você estiver  em pé na fila da loja, ou quando estiver em casa assistindo TV. Certifique-se que sua cabeça está ereta, seus ombros estão alinhados, e sua coluna ereta. Não só é bom para a sua saúde, mas aumenta sua concentração.

Item de ação: Para o dia inteiro, endireite suas costas, puxe seus ombros para trás, e mantenha sua cabeça ereta. Observe como você se sente bem e faça sempre  isso ao longo do dia.

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Direitos autorais da imagem de capa: antonioguillem / 123RF Imagens

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

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