A arte de ser feliz solteiro (a)

4min. de leitura

O professor norte-americano John Allen Paulos disse: “a incerteza é a única certeza que existe, e saber como viver com a insegurança é a única segurança”.



Esta é uma frase muito sábia, que nos faz refletir sobre a maneira como lidamos com nossos sentimentos e com a vida, de maneira geral. Também pode ser usada para analisar nossa forma de agir, quando estamos em um relacionamento amoroso ou depois de um rompimento negativo.

Existe outra frase, também de John, que pode ser um pouco mais reconfortante: “Solteiro (a) não é um status. É uma palavra que descreve uma pessoa que é forte o suficiente para viver e aproveitar a vida sem depender dos outros.”

As pessoas solteiras são, muitas vezes, criticadas e mal vistas por aqueles que já estão em um relacionamento ou estão em busca de alguém com quem dividir suas vidas. Entretanto, não há nada de errado em preferir estar na própria companhia. De fato, para muitas pessoas, essa decisão pode proporcionar muito mais felicidade.


Ser feliz solteiro é uma arte, e mostramos abaixo algumas razões que justificam porque essa é a melhor decisão da vida de muitas pessoas.

Você tem mais tempo para se concentrar no seu momento presente

As pessoas que não estão em um relacionamento têm mais tempo para se concentrar em sua própria vida, porque não precisam dividir sua atenção com as necessidades de um parceiro romântico. Quando sabem administrar bem o seu tempo, podem dedicar sua energia ao trabalho, para sua própria felicidade e sucesso.


Pensar sobre o amor quando você não está apaixonado é benéfico

Você tem tempo para refletir sobre o que verdadeiramente significa amar e ser amado, e pode definir padrões de relacionamento saudáveis para si mesmo, para guiá-lo quando se interessar por alguém.



Você pode passar mais tempo ao lado de amigos e entes queridos

Como a única prioridade de sua vida será você mesmo, você terá mais tempo de qualidade para passar com as outras pessoas valiosas em sua vida, e também de criar novas conexões significativas.


Menos desculpas para evoluir na vida

Usamos muitas desculpas para fazer progressos verdadeiros em nossas vidas, falta de tempo, excesso de responsabilidades, e até mesmos nossos relacionamentos românticos. Claro que nenhum desses fatores é capaz de parar uma pessoa que realmente tem interesse em evoluir, mas é menos uma desculpa para dizermos a nós mesmos em nossa jornada de evolução na vida.

Estar solteiro é uma grande oportunidade de nos conhecer melhor e definir o que realmente queremos para as nossas vidas, focando em nossas prioridades e buscando uma evolução espiritual.

Não é nossa intenção dizer que a vida solteira é melhor do que uma vida a dois, ou que quando estamos sozinhos temos mais tempo para as coisas importantes da vida. É totalmente possível ter um relacionamento romântico e manter uma vida feliz. Todos os tópicos acima podem ser praticados dentro de um relacionamento saudável. Queremos mostrar que ser solteiro(a) não é “um monstro de sete cabeças”, como muitos acreditam.

Você tem ou já teve uma vida de solteiro? Como é/foi essa experiência? Compartilhe conosco através dos comentários abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa: Filip Zivkovic / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.