A regra 90/10: a mudança começa em nós mesmos

5min. de leitura

A psicologia é um ramo muito abrangente do estudo do comportamento humano, e entre as muitas regras desse ramo, existe uma chamada “A regra de 90/10”, que nos ensina que nossas reações aos eventos que nos acontecem são muito mais importantes do que os próprios eventos em si.



Explica que apenas 10% de nossas vidas é determinado por aquilo que nos acontece, seja bom ou ruim, e os outros 90% se relacionam a como reagimos a essas coisas.

Cada um de nós tem uma personalidade e maneira de enxergar o mundo, e por isso uma mesma situação pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes, por diferentes pessoas. No entanto, é importante mantermos em mente que a maneira como reagimos às coisas é fundamental para definir se vamos colher benefícios ou malefícios de uma determinada situação.

A regra 90/10 ensina que nós estamos no controle de nossas vidas, e que mesmo quando algo parece contra nós, podemos encontrar o lado positivo e impulsionar o nosso próprio crescimento.

Um exemplo de como funciona a regra 90/10

Para facilitar a compreensão de como funciona a regra 90/10, vamos deixar um exemplo prático de nossas vidas cotidianas.


Pense em um dia em que você trabalhou muito em um pedido especial que seu chefe lhe fez. Já está quase na hora de entregar e você está finalizando o projeto quando, de repente, acontece algum imprevisto que compromete a finalização do trabalho, como a queda de energia, que faz o computador ser desligado e o faz perder tudo o que tinha feito até então.

Essa situação o deixa furioso e então você vai para a cozinha e joga as coisas no chão, e entre essas coisas está a sua caneca favorita, que foi um presente de uma pessoa muito especial para você. Então, você tem o seu momento de surto porque percebe que foi outra pessoa que usou essa caneca, e que se ela estivesse guardada, nada disso teria acontecido.

Depois de se acalmar um pouco, tenta recuperar o seu trabalho, mas percebe que não vai dar certo. Então, você se estressa de novo e acaba desistindo do projeto e sai para a rua. Quando volta, você se depara com a pessoa que usou sua caneca, o que ocasiona ainda mais estresse e briga.


Analisando a situação, podemos aplicar a regra: a queda de energia foi o gatilho que começou toda a confusão (os 10%). Esse fato estava além do nosso controle e não havia nada que poderíamos ter feito.

No entanto, nesse caso, poderíamos ter usado os nossos 90% de poder de reação para lidar com a situação de maneiras mais inteligentes, pedindo ajuda para um amigo, explicando para o chefe o imprevisto e pedindo outro prazo ou até mesmo buscando uma maneira de nos concentrarmos para refazer o projeto. Ao invés disso, escolhemos agir no momento da raiva, o que acarretou muitas consequências negativas.


Quando podemos aplicar a regra 90/10 em nossas vidas

Diversas situações cotidianas nos motivam a de alguma maneira utilizar a regra 90/10 para controlarmos nossas reações e não nos deixarmos levar por emoções efêmeras.

Abaixo exemplificamos algumas delas.

Quando somos julgados por outras pessoas

Nem sempre as pessoas terão uma boa impressão sobre nós, e isso não está sob nosso controle. No entanto, o que podemos controlar é a importância que damos ao que as pessoas falam sobre nós. Se não podemos fazer nada sobre isso, não devemos nos incomodar.


Quando cometemos um erro

Podemos utilizar nossos erros como guias para realidades melhores, mas não podemos exterminá-los de nossas vidas. É através dos nossos erros que aprendemos e eles estão presentes independente de nossa vontade. Por isso, precisamos aprender a controlar nossa resistência a eles.


Quando outras pessoas agirem em desacordo com a gente

Todos somos diferentes e isso é normal. Quando exigimos que os outros pensem como nós, apenas nos frustramos. Portanto, o certo é deixar de dar muito valor a isso, e focar em outras coisas mais importantes.

O que você achou da regra 90/10? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: subbotina / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.