Comportamento

Algumas pessoas acreditam que o mundo gira ao seu redor

algumas pessoas
algumas pessoas

Algumas pessoas parecem se esquecer de que vivem em um universo muito grande, e que não são o centro dele.

Elas são cheias de si e acreditam que o mundo deve se enquadrar às suas exigências pessoais. Têm comportamentos egocêntricos e que mostram a grande necessidade de atenção e reconhecimento daqueles ao seu redor.

Não é fácil lidar com uma pessoa assim, e por isso muitas vezes elas não conseguem atrair relacionamentos saudáveis para as próprias vidas.

Abaixo falamos um pouco mais sobre como são os comportamentos das pessoas egocêntricas e por que o relacionamento com elas é tão complicado.

Egocentrismo: o comportamento das pessoas que se sentem “superiores”

Por mais que acreditem que estão agindo muito bem, a verdade é que as pessoas egocêntricas apenas prejudicam suas próprias vidas e relacionamentos sociais com sua conduta. Isso porque ninguém quer estar perto de pessoas que acreditam ser melhores do que todo mundo e que estão sempre certas.

Elas podem parecer sérias e focadas, mas quando qualquer coisa não acontece da sua maneira, essas pessoas assumem um comportamento agressivo para conseguirem o que desejam, mesmo que no caminho  prejudiquem as pessoas a sua volta com manipulações.

Quando nos usam para atingirem seus objetivos egoístas, essas pessoas costumam justificar suas atitudes como algumas frases típicas, como “meu gênio é muito forte”, ou “o problema não sou eu, nós apenas não damos certo”, mas no fundo nós sabemos qual é a verdade.

As pessoas egocêntricas têm um sério problema com a própria autoestima, não conseguem se entender consigo mesmas e usam todo esse ar de superioridade como uma maneira de esconder toda a insegurança que sentem em seu interior. É para suprimir essa constante insatisfação consigo mesmas que elas sentem a necessidade de serem bajuladas.

A humildade é permitir que as pessoas descubram quais são nossas qualidades, sem precisar exaltá-las. Aqueles que exaltam a si mesmos estão vazios.

Todos os dias podemos nos deparar com muitos comportamentos egoístas e egocêntricos, e muitas vezes até nós mesmos podemos agir dessa maneira, mesmo sem intenção. É por isso que precisamos ficar sempre atentos às nossas próprias atitudes, porque além de prejudicarem as pessoas ao nosso redor, ferem profundamente a nós mesmos.

Precisamos preservar nossa saúde e felicidade, e para isso é necessário nos afastarmos de atitudes que semeiam egocentrismo e as falsas ideias de superioridade.

Lembre-se sempre: estamos unidos nessa jornada de vida para evoluirmos juntos, dividindo os momentos difíceis e celebrando os bons. Ninguém é melhor do que ninguém e a Terra gira ao redor do Sol. Somos todos iguais.

Nossas vidas tomam caminhos muito melhores quando entendemos essa realidade.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Yulia Koltyrina / 123RF Imagens

0 %