Ame a si mesmo o suficiente para nunca deixar ninguém desvalorizar você

4min. de leitura

Não dê ouvidos para quem se dá o direito de se intrometer na sua vida, quando é você quem “se vira” sozinho para conquistar os seus objetivos.



Manter a nossa autoestima num tempo em que todo mundo se dá o direito de querer julgar as nossas atitudes tem-se tornado algo cada vez mais desafiador. É como se estivéssemos sendo vigiados o tempo todo, ficamos com medo de cada escolha que fazemos, porque qualquer passo que damos está sob a mira dos julgadores de plantão.

Eles estão entre os nossos amigos, colegas e até familiares, só esperando para dar o “bote” com suas críticas ácidas e sua mania de se intrometer onde não são chamados.

Mas vou lhe dizer uma coisa: a opinião deles não tem a menor importância sobre a minha vida e menos ainda sobre a sua.

Jamais permita que ninguém o fique criticando ou dizendo o que você deve ou não fazer.


Ninguém paga as suas contas, ninguém sabe das suas lutas e dos seus medos, portanto ninguém também não tem nada a ver com a forma como você conduz a sua história.

É mesmo complicado restabelecer a sua autoestima depois de tanto ser criticado por quem você mais confiava, mas acredite: toda a força de que você precisa para superar qualquer situação está em você. Portanto não tenha dúvida, você sempre vai conseguir dar a volta por cima.

Amar a si mesmo em seus mínimos detalhes é um compromisso que você tem a cumprir consigo mesmo, diariamente, pois só assim você reúne a coragem de que precisava para se livrar das pessoas ou situações que só sobrecarregam a sua vida.


Ame a si mesmo o suficiente para se afastar de um relacionamento tóxico. Ame a si mesmo o suficiente para acabar com o tipo de amizade que tem machucado você mais do que lhe faz bem.

Ame a si mesmo o suficiente para largar um trabalho que não o valoriza. Ame a si mesmo o suficiente para nunca permitir que alguém o desrespeite ou menospreze.

Ninguém tem o direito de pisar em você ou ficar apontando o dedo para a sua cara, criticando suas atitudes. Se necessário, aumente o tom de voz, brigue, grite, mostre que você tem uma personalidade muito mais forte do que qualquer outra pessoa imagina, só não deixe que o tratem com menos respeito do que você merece.

Não há nada de errado em amar a si mesmo ou se defender, cuidar de si mesmo, quando você sentir que não está sendo levado a sério.

Agir dessa forma não é sinal de arrogância ou prepotência, mas de autodefesa. Você vale ouro, e sabe disso, então cuide-se e acredite em si mesmo e no seu potencial, pois ninguém fará isso por você!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.