As atitudes são contagiosas! Fique perto daqueles que despertam o melhor de você!

As atitudes são, em grande parte, o que define o caráter de uma pessoa e aquilo que ela alcança na vida.

Essas atitudes são individuais, mas é inegável que a maneira como as pessoas ao nosso redor se comportam, influencia diretamente também em nossas vidas, e é por isso que precisamos selecionar bem quem está ao nosso lado, para estarmos sempre cercados das energias positivas que precisamos para evoluir.

Encontramos em nossos caminhos muitas pessoas boas, que nos ensinam a olhar para nós mesmos e nossas vidas com mais amor, empatia e consideração, e nos ajudam a crescer e alcançar a felicidade e completude. No entanto, também são muitos aqueles que parecem se aproximar apenas para nos desmotivar, magoar e fazer com que nos sintamos mal com nós mesmos e nossas próprias vidas.

Quando ficamos muito tempo por perto dessas pessoas que enchem nossas vidas de negatividade, podemos ser influenciados por esse comportamento, acreditando, assim, em tudo aquilo de ruim que elas têm a dizer sobre nós, o que é muito perigoso, já que quanto mais nos conectamos com elas, mas afastados ficamos de nós mesmos, e de nossa autenticidade.

Por mais que saibamos que precisamos manter as pessoas tóxicas à distância, nem sempre sabemos como fazer isso da maneira correta, porque a educação emocional não é algo a que temos acesso.

De fato, em muitas famílias, as crianças são ensinadas desde cedo a irem bem nas disciplinas da escola para que tenham um bom futuro, mas raramente são ensinadas sobre a importância de entender e saber administrar os próprios sentimentos, habilidade que, também, é fundamental para construir uma vida feliz e bem-sucedida.

Somos ensinados sobre muitas coisas, mas nem sempre aprendemos as consequências que nossas atitudes têm não apenas em nossas vidas, mas nas daqueles ao nosso redor. Essa falta de autoconhecimento está criando uma geração de pessoas egoístas e arrogantes, que acreditam que podem fazer o que quiserem, quando quiserem, e que o mundo apenas tem que aceitar seu jeito de ser.

A verdade é que, para caminharmos bem na vida, crescendo a cada dia e conquistando nossos objetivos, precisamos aprender a ser pessoas inspiradoras, das quais é bom estar perto. Precisamos nos esforçar todos os dias para sermos nossas melhores versões e incentivar os outros a também se dedicarem em seus objetivos.

Da mesma maneira com que as atitudes de outras pessoas influenciam em nossas vidas, a forma como escolhemos agir também afeta diretamente as pessoas que estão ao nosso redor, e é por isso que, enquanto sociedade, precisamos nos tornar mais conscientes sobre nossas emoções e definir estratégias que nos estimulem todos os dias a agir da maneira mais sábia e empática possível.

Cada um de nós pode encontrar dentro de si mesmo maneiras de trabalhar a construção de uma atitude mais responsável e sábia, mas existem alguns critérios que são gerais para todos nós. São eles:

Autocontrole: devemos ter controle tanto sobre nossa realidade quanto sobre a maneira como nos posicionamos sobre o que acontece nas vidas das pessoas ao nosso redor. Cuidado com os pensamentos e com as palavras, pois ambos têm uma grande importância na realidade em que vivemos e devem sempre ser usados para o bem.

Compromisso: para que nossa atitude possa servir bem, tanto a nós mesmos, quanto ao nosso próximo, devemos ter um compromisso com nossos valores e princípios, para nos certificarmos de que tudo o que falamos e fazemos seja orientado por um valor maior, que nos guia.

Empatia: precisamos agir sempre com muita empatia, tanto para com nós mesmos, quanto para com o outro. As atitudes que são pensadas e transmitidas com empatia e consideração, são sempre bem aproveitadas e contribuem para o crescimento mútuo.

Encontraremos muitas pessoas diferentes em nossas vidas, mas precisamos sempre escolher as melhores para estar ao nosso redor, aquelas que nos inspirarão com suas atitudes e nos ajudarão a viver com mais confiança e alegria!


Direitos autorais da imagem de capa: Obra de Tran Nguyen.




Deixe seu comentário