Às vezes, a coisa mais inteligente que você pode fazer é admitir que precisa de ajuda

4min. de leitura

Admitir que você nem sempre será capaz de resolver tudo sozinho também é uma das maiores provas da sua força, da sua humildade e inteligência.



Ser forte e ser independente são qualidades que toda pessoa deve buscar. Não há nada mais gratificante do que conquistar os seus objetivos com o suor dos seus esforços, trabalhar, ganhar o próprio dinheiro e não depender de ninguém.

Entretanto, ser uma pessoa forte não significa que você jamais deva pedir a ajuda, pelo contrário, ser forte também implica em reconhecer quando você não é capaz de resolver ou lidar com algo sozinho. Demonstrar os seus pontos fracos, mostrar o quanto você é imperfeito também é sinônimo de força.

Se você pensa que vai passar o resto da vida sem nunca depender de ninguém, está muito enganado. As relações que estabelecemos são justamente o que dá sentido à nossa vida. Sozinhos, nós nos tornamos cada vez mais infelizes e frustrados, porque a alegria, as nossas conquistas e sonhos foram feitos para serem compartilhados.


Ser forte e independente não significa afastar as outras pessoas e tentar resolver os seus problemas sozinho.

Não é sinal de fraqueza admitir que você está passando por um momento difícil. Não há nada de errado em enviar uma mensagem de texto para alguém, quando não se tem certeza de como superar certo obstáculo. Não é sinônimo de fraqueza ser vulnerável, pedir um conselho ou um abraço a quem quer que seja.

Não confunda independência com teimosia. Ser independente significa, na maior parte do tempo, poder cuidar de si mesmo, encontrar soluções para seus problemas. Mas sempre haverá exceções. Até a pessoa mais independente do mundo precisará pedir ajuda em algum momento. Ninguém é sobre-humano.

Não deixe o seu ego atrapalhar a sua felicidade e fazê-lo se afastar das pessoas que mais o amam e sentem o maior prazer em ajudá-lo. Não se considere um fracasso, se precisar de ajuda. E não há nada de errado em confiar nos outros. Não há nada de errado em pedir favores e retribuí-los no futuro.


É natural que você queira dividir seus problemas, seus medos com os amigos, familiares, e eu lhe garanto: eles o ouvirão com o maior prazer.

Você não precisa – nem deve – ser perfeito ou forte o tempo todo. Às vezes, a coisa mais inteligente que você pode fazer é admitir que precisa de ajuda.

Você deve se orgulhar de ser honesto consigo mesmo e se amar com todas as suas virtudes, mas também com os seus defeitos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.