Comportamento

Caso Amber Heard X Johnny Depp: por que as pessoas ainda enxergam o ator como vítima?

Foto: Reprodução
amber 2

Muitas vezes, em casos que envolvem violência doméstica, as mulheres são colocadas como principais responsáveis pelas agressões, demonstrando um fenômeno complexo.

Amber Heard e Johnny Depp se conheceram durante as gravações do filme “O diário de um jornalista bêbado”, em 2009, mas só apareceram juntos em 2014. O ator era casado com Vanessa Paradis (1998–2012. Pouco depois de mostrar ao mundo que estavam em um tórrido romance, o casal anunciou o noivado, e em fevereiro de 2015 se casaram oficialmente.

Pouco tempo se passou até que Amber Heard deu entrada no pedido de divórcio, assim como em uma ordem de restrição, pedindo que Johnny Depp não se aproximasse dela. O fato aconteceu em maio de 2016, sob alegações de que o ator era violento fisicamente e estava sofrendo violência doméstica. Fotos de marcas no corpo da atriz vazaram na mídia, e a defesa de Depp se apressou em dizer que ela estava “tentando garantir uma resolução financeira prematura, alegando abuso”.

Os trâmites do divórcio se estenderam até 2017, e Depp foi condenado a pagar mais de R$ 30 milhões à ex-companheira. Amber afirmou que o dinheiro seria doado a hospitais e causas que defendiam as mulheres vítimas de violência doméstica. A estratégia foi usada principalmente porque, desde que o processo teve início, fãs do ator usavam as redes sociais para afirmar que Heard estava apenas querendo fama, fortuna e atenção da mídia.

Em 2018, os dois trocaram novamente acusações diante da mídia. Johnny Depp, numa entrevista à GQ, disse que doía muito ser apresentado como alguém que estava muito longe de ser. A equipe de advogados de Amber rapidamente respondeu ao ator, em uma entrevista à Page Six, alegando que ele continuava praticando abusos psicológicos contra a ex, enquanto ela queria apenas deixar esse passado sombrio para trás.

2 Caso Amber Heard x Johnny Depp por que as pessoas ainda enxergam ator como vitima

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @amberheard

Em dezembro do mesmo ano, sem citar o nome de Depp, a atriz escreveu um artigo ao The Washington Post sobre sua experiência como vítima de abusos e violência doméstica. E o processo que tramita atualmente, depois de vários desfechos, incluindo o ator perdendo um processo contra o The Sun, que o chamou de “espancador de esposas”, diz respeito à difamação que ele alega ter sofrido com o relato de Heard.

3 Caso Amber Heard x Johnny Depp por que as pessoas ainda enxergam ator como vitima 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @amberheard

Durante seu depoimento, de acordo com reportagem da CNN, Johnny Depp tem se colocado como a maior vítima do relacionamento, mostrando evidências de que também sofria abuso físico e verbal da ex-esposa. São horas e mais horas de provas, com áudios, fotos e relatos mostrando os múltiplos abusos que ambos viviam no casamento, e o público tem se dividido entre os que apoiam Amber Heard e os que defendem o ator.

4 Caso Amber Heard x Johnny Depp por que as pessoas ainda enxergam ator como vitima 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @amberheard

Nas redes sociais, hashtags que pedem “Justiça por Johnny Depp” e perfis criados por fãs com o intuito de humanizar o ator e mostrar diversos momentos de sua carreira, estão sendo veementemente compartilhados. Ainda que o caso gire em torno de um assunto sério, que envolve visivelmente duas pessoas que saíram machucadas e emocionalmente traumatizadas, as tentativas de mostrar o lado mau de Amber costumam surgir com mais impacto.

Os apoiadores de Johnny Depp defendem que ele perdeu papéis importantes e teve sua carreira profissional praticamente enterrada por causa do processo por violência doméstica. De fato, ele foi excluído da sequência de “Animais fantásticos” e viu o “Piratas do Caribe” ser cancelado depois do escândalo. Na carreira de sucesso, que teve início em meados da década de 1980, o ator conquistou fãs no mundo todo.

5 Caso Amber Heard x Johnny Depp por que as pessoas ainda enxergam ator como vitima 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @johnnydepp

Mesmo assim, existe uma constante em casos de violência doméstica ou abuso de qualquer nível, que acaba no tribunal, de que a mulher nunca é a vítima, e sim a vilã que armou todo o esquema de agressão para que o acusado, normalmente um homem, seja punido pelo que não fez. Quantos homens você conhece que tenham literalmente perdido a vida depois de uma acusação fraudulenta de violência doméstica? Provavelmente, nenhum. E quantas mulheres perderam a vida sendo vítimas?

6 Caso Amber Heard x Johnny Depp por que as pessoas ainda enxergam ator como vitima 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @johnnydepp

Nesse caso, com o desenrolar das provas, é possível perceber que ambos foram violentos e abusivos durante a relação, que aparentemente se sustentava no limite dos sentimentos. Mas isso não valida as alegações de que Amber Heard tenha arquitetado um plano maquiavélico para destruir a carreira do ex-marido.

Ela compartilhou vídeos mostrando Johnny Depp destruindo a própria cozinha enquanto a xingava e fotos com marcas de agressão. Nos últimos dias, mensagens de Depp a amigos e conhecidos, afirmando que ia matar Amber Heard e posteriormente abusar do cadáver, também vieram a público.

7 Caso Amber Heard x Johnny Depp por que as pessoas ainda enxergam ator como vitima 1

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @justice.for.johnny.depp_

Mesmo com todo o arrependimento do mundo, naturalizar comportamentos bárbaros, ainda que sejam como “forma de humor”, é prejudicial apenas para as vítimas. Johnny Depp está enfrentando um julgamento da indústria cinematográfica não porque alguém armou contra ele, mas porque suas ações o levaram a esse ponto. E, sim, ele também pode ter sido vítima, mas isso não exclui o que causou nas pessoas ao seu redor.

0 %