Como treinar seu cérebro para ser mais produtivo:

6min. de leitura

A capacidade de ser produtivo é necessária para todos nós. Não importa se você é o presidente dos Estados Unidos ou o presidente de um clube de livros. Todo trabalho, tarefa e responsabilidade exigem uma mentalidade produtiva para alcançar um resultado positivo.



“O tempo não é reembolsável. Use-o com intenção.” – Desconhecido

Confiar na força de vontade e no autocontrole, apenas o levará até certo ponto. Ambos os atributos são rapidamente esgotados. Nesse caso, a capacidade de permanecer produtivo rapidamente se dissipa.

O fato é que nosso cérebro é a chave para estabelecer e sustentar a produtividade. Enquanto nossos recursos (ou seja, “energia”) são finitos, o uso eficiente desses recursos permitirá que qualquer pessoa continue produtiva ao longo do dia.


Abaixo estão algumas maneiras de treinar o seu cérebro para ser mais produtivo:

Como com qualquer habilidade, o conhecimento sem prática é inútil. Embora haja  algumas maneiras excelentes – e cientificamente comprovadas – de aumentar sua produtividade, você deve permanecer comprometido. Isso significa aceitar inconvenientes inevitáveis ​​e seguir em frente.

1. Uma tarefa de cada vez

A capacidade de se concentrar em uma coisa de cada vez é a habilidade mais poderosa na melhoria da produtividade.

A capacidade da multitarefa eficiente é um mito completo. Um estudo de pesquisa confirmou o fato de que o cérebro humano não é fisiologicamente capaz de processar múltiplos estímulos.


Depois de avaliar a abundância de pesquisas em multitarefa, a American Psychological Association chegou à seguinte conclusão: “Compreender os custos ocultos da multitarefa pode ajudar as pessoas a escolherem estratégias que aumentam sua eficiência – acima de tudo, evitando multitarefas, especialmente com tarefas complexas.”


2. Trabalhar em um café

Muitos de nós desejamos “impulsionar” o nosso trabalho nos isolando do mundo. Essas pessoas possuem uma quantidade incrível de foco e determinação, mas essa pode não ser a mentalidade mais produtiva.

Em um estudo publicado no Journal of Consumer Research, os cientistas concluíram – através de várias experiências diferentes – que um pouco de ruído no ambiente melhora a criatividade e a produtividade. Um ambiente com baixos níveis de ruído pode reabastecer seu tanque produtivo.

Claro, tudo depende do indivíduo. Os tipos criativos entre nós atestam que trabalhar com um pouco de ruído ambiente reduz os nervos criativos e produtivos.


3. Ter uma soneca de energia – no momento certo

Curtas sonecas estão associadas a uma série de benefícios. Um desses benefícios, de acordo com dois professores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, é um impulso à produtividade. Existem algumas advertências a esse benefício que devem ser consideradas.

Em primeiro lugar, os especialistas observam que uma soneca de 10 a 20 minutos é a mais indicada para proporcionar um impulso de alerta e energia. Este tempo limita o cérebro a estágios mais leves do sono NREM, o que torna muito mais fácil voltar bem e no modo de trabalho.

Em segundo lugar, os pesquisadores descobriram que o poder das sonecas entre às 13:00 e 15:00h pode melhorar os benefícios acima mencionados.


4. Otimizar seu ambiente

Não é novidade que seu ambiente tem um impacto significativo na produtividade. Aqui está a boa notícia: a quantidade certa de temperatura e iluminação pode melhorar drasticamente o desempenho do seu trabalho.

Em um estudo publicado por professores da Universidade de Cornell, “Os resultados sugerem que o desempenho melhora, à medida em que as condições se aproximam de uma zona de conforto térmico predita”. Em outras palavras, regular a temperatura em seu escritório, pode ajudar muito.

A temperatura “ideal”, de acordo com a pesquisa, é a temperatura ambiente – 77 graus Fahrenheit (25 graus Celsius).

Estudos também sugerem que uma iluminação adequada pode melhorar a produtividade. A luz emitida por computadores, lâmpadas, luminárias e luz natural (ou seja, a luz do sol) caem nesta categoria. Praticamente falando, ajuste o brilho dos objetos de iluminação para evitar fadiga ocular. Isso garante que você permaneça produtivo.


5. Ver animais bonitos

Em um artigo de pesquisa intitulado “O poder do Kawaii: ver imagens bonitas promove um comportamento cuidadoso e um foco atencional”, os cientistas da Universidade de Hiroshima no Japão observaram uma forte correlação entre olhar imagens bonitas e o desempenho pessoal.

(A palavra “Kawaii” em japonês significa “fofo”.)

Os autores concluíram o estudo com isso: “As coisas Kawaii, não só nos fazem mais felizes, mas também afetam nosso comportamento; ver coisas bonitas melhora o desempenho subsequente em tarefas que necessitam de cuidado comportamental, possivelmente, reduzindo a amplitude do foco de atenção.”


Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

 


Referências do texto: APA  – Mehta, r., zhu, r. (., & cheema, a. (2012). Is noise always bad? Exploring the effects of ambient noise on creative cognition. Journal of consumer research, 39(4), 784-799. Doi:10.1086/665048  – Nittono, h., fukushima, m., yano, a., & moriya, h. (2012). The power of kawaii: viewing cute images promotes a careful behavior and narrows attentional focus. Plos one, 7(9). Doi:10.1371/journal.pone.0046362

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.