Depressão se tornará a doença mais incapacitante do mundo até 2020, diz OMS

A depressão é uma condição de saúde que está se tornando cada vez mais popular, mas ela nem sempre chega fazendo alarde. Na maioria das vezes é silenciosa, e começa a se manifestar lentamente.

Um leve desconforto, que se desenvolve em uma vontade de passar o dia em casa, e depois um vazio que nada parece preencher. Quando você percebe, está completamente vulnerável e sem controle das próprias emoções. Você não sabe o que fazer, com quem contar e como continuar vivendo.

Algumas das principais características desse transtorno mental afetivo é a desesperança, tristeza profunda e a falta de motivação para fazer até mesmo as tarefas mais simples do cotidiano. Levantar da cama parece um desafio impossível, e toda a rotina fica comprometida por esse sentimento que parece tomar conta de nossas almas.

Muitas pessoas não entendem a depressão e até mesmo acreditam que é frescura, mas informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que precisamos levar essa condição mais a sério.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que até o ano de 2020, a depressão será a doença mais incapacitante em todo o mundo. A afirmação apenas mostra o quanto é sério conviver com ela e o quanto ela pode mudar as nossas vidas, afetando nossa felicidade, produtividade e esperança.

A estimativa de 2015 da OMS é de que mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, um dado muito alarmante que nos mostra que precisamos entender mais sobre ela e aprender a lidar da maneira correta com os efeitos que causa em nossas vidas.

Devemos aprender a diferenciar depressão de tristeza, pois enquanto a tristeza passa depois de algum tempo, a depressão nos acompanha, não solta nossas mãos, não permite que sigamos em frente para uma vida melhor.

A falta de conhecimento das pessoas sobre a depressão afeta as vítimas dessa condição, que muitas vezes são alvos de preconceito ou piadas ofensivas ou ignorantes por colegas de trabalho e até mesmo dentro da família, o que só agrava ainda mais a situação.

Quem está do lado de fora pode pensar que é simples curar-se, basta “passear, fazer umas compras, ir ao seu restaurante favorito ou ocupar a mente com coisas realmente importantes”, mas essa não é a realidade, e ouvir esse tipo de coisa apenas machuca mais a alma dessas pessoas. Depressão não é questão de força de vontade, de dedicação, mas sim de tratamento, de ajuda profissional.

As palavras das pessoas podem machucar muito e é por isso que todos os que conhecem alguém que luta contra a depressão precisam fazer o seu melhor para desempenhar um papel positivo em sua vida, e contribuir para a sua melhora. A presença e apoio durante o tratamento é essencial.

Seja uma luz na vida das pessoas ao seu redor e dedique-se para combater essa realidade negativa relacionada à depressão. É uma missão de todos nós!





Deixe seu comentário