Eu aprendi a dizer “sim” sem medo e a dizer “não” sem culpa

4min. de leitura

Uma das grandes dificuldades que muitas pessoas têm nos relacionamentos sociais é aprender a saber dizer “sim” e “não” com equilíbrio e sabedoria. Pode ser muito fácil ficar preso ao hábito de dizer sempre “sim” ao outro, mesmo quando se trata de algo que nos machuca, apenas para agradar ou para conseguir algo em troca.



Apesar de algumas vezes isso parecer vantajoso, todas as vezes que dizemos “sim” para alguém, sem realmente querer, estamos dizendo “não” para nós mesmos.

Muitos se sentem condicionados a viver para agradar os outros perdendo, com isso, muitas oportunidades de criar uma vida feliz e satisfatória para si mesmos. Essas pessoas têm vergonha de se impor, de falar sobre as suas necessidades ou de se mostrar ao mundo como realmente são. Acreditam que, se disserem “não”, prejudicarão os seus relacionamentos e serão vistas como egoístas, mas não percebem o quanto prejudicam as próprias vidas.

Essa mentalidade precisa ser trabalhada internamente e mudada para que possamos experimentar uma realidade que trabalhe a nosso favor e não contra nós.

Se quisermos ser realmente felizes e emocionalmente saudáveis, devemos aprender os momentos certos para dizer “sim” e “não”.

Quando aprendemos a dizer “não” às pessoas egoístas e às situações que atrasam as nossas vidas, dizemos “sim” com muita verdade e intenção às nossas próprias vidas, à nossa felicidade e dignidade.


Deixamos de ser reféns do que os outros dirão de nós e permanecemos fiéis às nossas próprias vontades. Planejamos as nossas vidas para satisfazer os nossos próprios desejos, não para contribuir para o ego de pessoas que nem se importam verdadeiramente conosco.

Aprender a dizer “sim” sem medo e dizer “não” sem culpa é uma parte fundamental de uma vida feliz e completa, porque faz com que vivamos alinhados ao objetivo de nossas almas e faz com que tenhamos orgulho de quem somos.

Essa autenticidade é uma conquista muito valiosa, que nos permite ser firmes nos momentos desafiadores da vida.

As pessoas que estão sempre a dizer “sim” para tudo e todos dificilmente conseguem ser felizes de verdade, porque não colocam a si mesmas em primeiro lugar. Vivem reajustando os seus sonhos, objetivos e rotinas para caber na vida de alguém, sem nunca serem valorizados por isso.


Ninguém nasceu para agradar outras pessoas nem para ser infeliz. Devemos aprender a nos libertar do medo da opinião dos outros e tomar o controle das nossas próprias vidas.

Dizer “não” nos momentos certos nos poupa de muitas situações que nos trazem tristeza, desânimo e infelicidade.

Diga “não” sem culpa e “sim” sem medo porque é isso que o fará viver uma vida feliz, onde será fiel a si mesmo e sentirá orgulho de cada nova atitude, ao invés de se lamentar e dormir cheio de arrependimentos.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: dolgachov/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.