Comportamento

Jovem construiu uma caverna no jardim de casa para viver depois de discutir com os pais. Levou 6 anos!

Jovem construiu uma caverna capa

Ele começou o projeto quando tinha apenas 14 anos, em 2015 e, com a ajuda de um amigo, conseguiu finalizar a tão sonhada caverna.

A adolescência não é um período simples, mas de fortes emoções e embates, a maioria com familiares e amigos. Mas existe uma explicação científica para isso: nessa idade, os jovens ainda estão com o cérebro em desenvolvimento, e o córtex pré-frontal, área responsável pelo pensamento crítico, controle de emoções, planejamento, autocontrole, atenção, resolução de problemas e empatia, é a última parte a amadurecer.

Você deve se perguntar: então, como os adolescentes tomam decisões e resolvem situações? Simples, eles usam as amígdalas, que estão diretamente relacionadas às emoções, impulsividade e comportamento por instinto. Como se não bastasse, os jovens dessa faixa etária têm níveis baixíssimos de serotonina e dopamina, aqueles famosos neurotransmissores que nos ajudam a ter a sensação de bem-estar.

É justamente essa combinação que faz com que a maioria dos adolescentes se comporte de maneira agressiva em muitas ocasiões, e como os lobos frontais ainda não estão totalmente desenvolvidos, eles encontram reais dificuldades para resolver os problemas, concentrar-se e regular as emoções.

Provavelmente foi o que Andrés Cantó, aos 14 anos, sentiu quando discutiu com seus pais, em 2015. De acordo com reportagem do Huffington Post, o jovem de Valência, na Espanha, construiu, durante seis anos, uma caverna subterrânea para morar, com ajuda do amigo Andreu Palomero. Em uma publicação no Twitter, no ano passado, ele mostrou mais de perto o lugar.

2 Jovem construiu uma caverna no jardim de casa para viver depois de discutir com os pais Levou 6 anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @andresiko_16.

Como morava em La Romana, à época, uma pequena cidade sem muitos atrativos para os adolescentes, Andrés explica que precisou criar um tipo diferente de entretenimento, e começou a cavar um buraco no jardim da casa da família. Dois anos depois, conheceu o amigo  e, ao lhe contar seus planos, conseguiu aquela velocidade e impulso a mais de que precisava.

3 Jovem construiu uma caverna no jardim de casa para viver depois de discutir com os pais Levou 6 anos

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @andresiko_16.

Se você pensa que o local é perigoso, saiba que não. Na verdade, ele já passou por vários laudos periciais, segundo o menino, e os especialistas em construções desse tipo disseram que estão indo bem. Em 2019, precisaram tornar a entrada mais acessível, mudando completamente o projeto que tinham das escadas. Como já tinham a primeira sala pavimentada, precisaram de um pouco mais de trabalho árduo nesse processo.

4 Jovem construiu uma caverna no jardim de casa para viver depois de discutir com os pais Levou 6 anos

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @andresiko_16.

O jovem conta que seu conhecimento veio do avô, que trabalhou como agricultor e sempre construiu cavernas. Além de aprender muita coisa com o ancião, estudou outras, construindo uma perfeita equação para o seu projeto pessoal. Para não entrar água no local, ele explica que colocou um suporte para gangorra em forma de V, e que como já cobria a caverna em largura e comprimento, bastou apenas uma camada de madeira, arame e adobe.

O teto da caverna é abobadado, sem nenhum ângulo reto. A primeira sala mede 3 m de profundidade e cerca de 0,90 cm de terra acima da cabeça. Na segunda sala, a profundidade chega a 3,3 m, com 1,2 m de terra acima da cabeça. Em cada um dos espaços, pilares sustentam o teto, dessa forma, existe ainda menos possibilidade de cair.

5 Jovem construiu uma caverna no jardim de casa para viver depois de discutir com os pais Levou 6 anos

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @andresiko_16.

Reação da família

Os pais e familiares de Andrés adoraram a ideia quando descobriram, principalmente porque o jovem não demonstrou que desistiria do projeto, mesmo depois de tantos anos de empenho. Sempre que não sabiam onde o jovem estava, deduziam encontrá-lo no “buraco de Andrew”, como chamavam o local de brincadeira.

6 Jovem construiu uma caverna no jardim de casa para viver depois de discutir com os pais Levou 6 anos

Direitos autorais: Reprodução Twitter/ @andresiko_16.

Além de passar cerca de três horas por dia cavando, ele conta que foi justamente a caverna que o fez mudar o estilo de vida, tornando-se mais saudável. Para diminuir o esforço na hora de levar o excesso de terra para fora, ele afirma que chegou a criar estratégias, chegando a construir uma polia caseira, adaptada com um skate caseiro.

Mesmo com esse grande projeto, Andrés ainda estuda para se tornar ator, já que, de acordo com ele, é impossível viver numa caverna. Mesmo assim, pretende continuar seu ambicioso projeto, aumentando sempre que possível os cômodos, para que ali seja um refúgio seu, onde possa levar seus amigos e passar tempo de qualidade.

0 %