Comportamento

Mãe faz lição de casa dos filhos para que eles tenham tempo livre para brincar e não estudar

A atitude desta mãe gerou polêmica e promoveu um caloroso debate nas redes sociais.



Uma mulher australiana, mãe de três filhos, fez um relato anônimo ao Kidspot. Lá ela contou que faz os deveres de casa dos filhos para que eles tenham mais tempo de brincar e se divertir.

Contou que a sociedade espera que seus filhos em idade primária façam os deveres de casa que são obrigatórios, mas isso é fazer com que se pressione demais a mente das crianças.

Por esse motivo, nenhum dos seus filhos faz as tarefas escolares. Ela mesma as faz. Seu relato causou debate na internet por ser considerado uma atitude errada, que prejudica o desenvolvimento das crianças.


Com informações do The Sun, a mãe acredita que há uma pressão gigantesca sobre as crianças na escola para que tenham bom desempenho, e isso é prejudicial para os mais novos, de acordo com sua opinião. Inicialmente, ela levou esses questionamentos para o colégio dos filhos, mas relatou que suas preocupações não foram ouvidas de forma satisfatória.

Saiu de lá da mesma maneira que entrou, não houve uma solução para o caso. Então, já que não houve uma conversa para que pudesse apontar suas razões, ela decidiu que, a partir daquele momento, seus filhos não fariam mais as lições, e sim ela, enquanto eles ficavam se divertindo ou brincando.

Por achar que a rotina escolar é intensa, essa mãe burla o sistema e faz com que os professores pensem que eles continuam fazendo as atividades. Enquanto os dois filhos mais velhos fazem o trabalho pelo computador, ela pinta para eles e faz diagramas. Com o filho mais novo, ela dita o dever de casa porque o trabalho precisa ser manuscrito.

Declara que para ela é mais importante que seus filhos brinquem e se divirtam, em vez de passar o tempo se estressando com deveres de casa. Entende que seu método não pode ser para todos. Muitos estão se opondo, inclusive os próprios familiares.


As pessoas que a confrontaram alegaram que as escolas primárias fazem o trabalho necessário para educar crianças e desenvolver suas capacidades e habilidades para o mundo, por isso a tarefa é chamado de dever, pois está ensinando a seguir regras e autenticando o conhecimento.

Outros acreditam que a mãe está servindo de mau exemplo para os filhos, uma vez que os está ensinando a mentir descaradamente. Além de tudo, o desenvolvimento cognitivo fica prejudicado, pois os professores não terão como ajudar, caso eles tenham alguma dificuldade.

A mãe ainda argumenta que as escolas primárias colocam expectativas demais e pressões irracionais nas crianças. Ela sente que o dever de casa só aumenta a ansiedade, já que são passados com intensidade e quantidade.

Quando substitui o dever de casa por brincadeiras, ela acredita que isso tira a carga estressante de responsabilidade que eles ainda não precisam ter. A mãe por fim entende que esse método não é convencional, mas garante que funciona com seus filhos.


Pais cansados de sustentar filho de 30 anos procuram a justiça para obrigá-lo a sair de casa

Artigo Anterior

“Não voltaria aos meus 30, mas nunca na vida.” Aos 53 anos, Mônica Martelli vive sua melhor fase

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.