Comportamento

Mãe fotografa filho chorando durante aula on-line. A dificuldade é real!

Direitos autorais: reprodução Facebook/Jana Coombs.
Capa Mae fotografa filho chorando durante aula online A dificuldade e real

Ela registrou o desespero da criança de 5 anos no retorno das aulas de maneira on-line. A foto emociona e ilustra a dificuldade do aprendizado neste período tão conturbado

Lidar com a tristeza de um filho é algo que machuca toda mãe. Quando esse sentimento se mostra em forma de choro, o coração fica destroçado, pois você percebe que a criança precisa de amparo.

O período que estamos vivendo está sendo muito complicado, principalmente para as crianças em idade escolar. Não são apenas as matérias que estão ficando atrasadas, a interação social que é importantíssima para a faixa etária ficou muito comprometida. Crianças são seres sociais, aprendem brincando, pulando, abraçando o colega, sentindo o mundo através de suas mãozinhas.

Este momento está sendo um aprendizado cruel, em que é necessário proibir contato humano, algo que é praticamente impossível para os pequenos. O retorno das aulas foi necessário para que o “novo normal” começasse a acontecer. Mas a luta de muitas crianças para se adequarem a essa nova realidade acaba partindo o coração.

Não é birra ou má vontade e preguiça, é uma dificuldade real, em que eles não conseguem assimilar o conteúdo passado aos montes, pois os professores precisam cumprir cronograma e planejamentos.

Vai virando uma bola de neve e, quando se percebe, as crianças estão ansiosas, nervosas e tristes.

Jana Coombs decidiu publicar a foto do filho durante a aula para iniciar uma discussão sobre o esforço que muitas crianças estão fazendo para acompanhar a rotina escolar. Não importa qual seja a plataforma digital usada, a dificuldade é a mesma. A mãe acompanhou as dificuldades do filho no período da pandemia e percebeu que o ensino a distância era mais complicado do que imaginavam.

Pensando nisso, fez uma reflexão sobre o momento e postou em seu Facebook. Ela disse que tirou a foto para que todos vissem a realidade. Após o momento difícil, ela o chamou, deu-lhe um abraço e chorou junto com ele, deu-lhe todo o seu carinho, colo e amor, além de elogios. A pausa foi necessária, pois ela sabia que seu filho não seria o único a chorar.

2 Mae fotografa filho chorando durante aula online A dificuldade e real

Direitos autorais: reprodução Facebook/Jana Coombs.

Ela concedeu uma entrevista à filiada da CNN – WXIA, na qual contou sobre seu filho de 5 anos se desesperar com a aula on-line. Ela relata que, no primeiro dia de retorno às aulas, o garotinho abaixou a cabeça e começou a chorar. Ela decidiu tirar a foto para mostrar a real situação que muitas famílias deveriam estar passando.

A mãe continuou dizendo que as crianças, incluindo seu filho, sofrem sem uma opção de ensino presencial, disse que a educação é essencial, é muito mais do que aprender a somar. As experiências e socialização dos pequenos ajudam muito mais no aprendizado.

Ela concluiu explicando que sente muito pelas outras famílias, que não conseguem dar conta das atividades, receber milhares de e-mails, aplicativos diferentes, links que não funcionam. A realidade é bem mais catastrófica, porque literalmente se corre de um computador para o outro.

E finaliza agradecendo aos professores que fazem o possível para ajudar neste momento tão difícil para todos.

O que achou da reflexão dessa mãe? Conhece alguém que já passou por situação semelhante?

Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!