Ela explicou em sua rede social por que não diz essa frase para sua filha. Prefere ensinar a empatia, que reforça a construção emocional de maneira mais eficaz!
O comportamento dos filhos muito reflete sobre como os pais os estão criando. Mas isso não é uma regra. Eles possuem personalidade desde o momento em que nascem, e nem sempre está associado à forma como estão sendo educados. Quando são muito pequenas, as crianças reproduzem aquilo a que estão habituadas em casa, mas não é uma verdade absoluta.
Uma mãe iniciou um debate nas redes por revelar sua maneira eficaz para criar a filha. Com informações do The Sun, a jovem diz que nunca diz à menina para pedir desculpas, mesmo se fez algo errado.
Explica que crianças pequenas não possuem o cérebro completamente desenvolvido, a parte que controla as emoções e os impulsos não está pronta, por isso os pequenos não ficam calmos durante uma tomada de decisão e apresentam comportamento agressivo por não saber lidar com aquela emoção.
Rachael Rogers defende que uma criança de 2 anos, ao surtar, bater, gritar, morder e chutar está relacionado com essa parte cerebral em desenvolvimento, e não tem consciência do que faz e tampouco entende que é errado.
A maneira que essa mãe achou de ajudar a filha nesses rompantes é fazê-la entender o sentimento.
Direitos autorais: reprodução Instagram/@rachlynnrogers.
É por isso que, quando sua filha faz algo que lhe desagrada, a mãe não pede que ela se desculpe. Rachael prefere fazer a criança entender sobre sua reação, promovendo a empatia e a inteligência emocional.
Deu um exemplo do que aconteceu em sua casa. Sua pequena estava acordando de um cochilo e o pai começou a fazer carinho e a beijá-la. Ela pensou que, de alguma forma, ele fosse tirá-la da cama e sua reação foi bater nele.
Ela explica no vídeo que o pai saiu frustrado e, em vez de Rachael dizer que aquilo foi ruim, que não se deve bater em ninguém e que tinha de pedir desculpas, conversou com a menina sobre o pai ter saído triste depois do que ela fez, que provavelmente seu coração estava dolorido porque a menina havia batido nele, sendo que ele estava fazendo carinho nela.
Em seguida, ela joga uma opção para a filha, perguntando se poderiam ir até lá e dar um beijo nele. Ela prontamente respondeu que sim. A frase “pedir desculpa” não foi falada e uma lição foi aprendida, segundo a mãe.
No entanto, alguns de seus seguidores não acharam pertinente o comportamento da mãe. Comentaram que é importante sim uma criança saber sobre o valor de se desculpar, pois o correto seria ensinar que bater é errado.
Acharam a atitude controversa, dizendo que a menina não pediu desculpas, mas foi beijar o pai, o que configura a mesma coisa na cabeça dela. Já outros seguidores concordaram com o posicionamento de Rachael, dizendo que forçar uma criança a pedir desculpas é o mesmo que ensiná-la a mentir para sair da situação, se não estiverem arrependidas de verdade.
Para que isso aconteça, é necessário que aprendam sobre o sentimento, segundo eles.
E quanto a você? Qual é a sua opinião sobre isso?
Comente e compartilhe este caso em suas redes sociais!