Gritar é um tópico relevante para nós, porque todos já levantaram a voz com raiva durante a vida.
Alguns gritam regularmente, outros nem sempre. Há maneiras de reagir a alguém gritando que vai ajudar a reverter a situação ao invés de continuar a escalar a raiva.
Gritar não é saudável para relacionamentos e não rendem resultados positivos a longo prazo. Uma pessoa pode concordar com o raivoso momentaneamente para fazê-los a parar de gritar, mas uma vez que as coisas voltam ao normal, eventualmente, eles farão aquilo de novo, porque a gritaria não mudou a sua mentalidade a longo prazo. Gritar é prejudicial aos relacionamentos. Não é uma maneira construtiva de lidar com uma situação difícil.
Por que as pessoas gritam?
“A raiva é um ácido que pode fazer mais mal ao navio em que é armazenado do que aquilo em que for derramado. “Mark Twain
Quando alguém está com raiva e está gritando, há uma variedade de razões para isso. A maioria das razões pelas quais eles gritam não são boas razões para chegar a este ponto, por isso, é importante que o destinatário reaja corretamente.
É importante entender por que alguém está gritando, porque, na maioria das vezes, esse é um indicativo de questões na psique dessa pessoa que não têm nada a ver com o destinatário da gritaria.
A explosão é um reflexo de sua instabilidade emocional, apesar de sua gritaria se destinar a mostrar força e dominância na situação.
Reações a evitar com alguém gritando
A pior reação possível é espelhar seu comportamento. As coisas não acabarão bem se você gritar com alguém que está gritando com você. A situação piora quando as pessoas se envolvem em gritaria.
Há outras reações a se evitar: desafiar o que estão dizendo, falar defensivamente e criticar a pessoa durante o confronto.
Há maneiras melhores de lidar com alguém fora de si. Abaixo estão algumas formas seguras:
1. Permaneça calmo e não alimente a raiva.
Lembre-se de que quando uma pessoa está gritando, não é você quem tem o problema, é ela. A pessoa não sabe como lidar com algo ou há outra razão para gritar que não tem nada a ver com você pessoalmente. Se você reagir, eles também vão reagir a você e as coisas vão piorar. Permaneça calmo, mesmo que esteja fervendo por dentro. Não vale a pena alimentar seus gritos, como a situação só vai piorar e as coisas raramente são resolvidas quando duas partes estão gritando entre si.
2. Tome um passo mental para trás para avaliar a situação.
Antes de tomar qualquer ação na situação, pause mentalmente para avaliar as coisas. Isto lhe permitirá descobrir se vale a pena esperar o raivoso ou abandonar a situação. Se você é o alvo da gritaria e ela está sendo causada por algo casual e você não se importa em ofender a pessoa, vá embora. Você não tem que se submeter ao abuso de alguém se eles não são importantes para a sua vida.
3. Não concorde com o raivoso apenas para acalmá-lo, isso apenas incentiva a pessoa a fazer o mesmo no futuro para que consiga algo de você.
Espere que a pessoa termine e diga o que você tem a dizer, racionalmente. Ser decente em uma situação de stress mostra para a pessoa ( se ela conseguir enxergar isso ) que aquela atitude foi completamente desnecessária e, quem sabe, não cometerá o mesmo deslize no futuro.
Algumas pessoas também não sabem como mudar seu comportamento. Ajuda profissional ( como terapia, aconselhamento, ou aulas de gestão de raiva ) estão disponíveis para pessoas que têm problemas com a gritaria. Elas precisam reconhecer que o problema está afetando seu relacionamento e a mudança é necessária para obter a cura.
Gritar causa danos! Não permita que alguém continue a prejudicá-lo ou a seu relacionamento tolerando este abuso.
___________
Traduzido pela equipe de O Segredo Fonte: Life Hack
Direitos autorais da imagem de capa: auremar / 123RF Imagens