Comportamento

Modelo com axilas naturais lidera campanha da Adidas. Quebra de padrão e normalização dos pelos femininos

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Leila Davis foi escolhida para a nova coleção de roupas esportivas da marca. Mas o que chamou a atenção foram as críticas que ela recebeu por ter pelos nas axilas.



Mulheres sabem mais do que ninguém o tanto que sofrem com as pressões estéticas que a sociedade lhes impõe. O que é vendido como bonito e agradável aos olhos nem sempre é motivo para conforto.

Há vários anos que a indústria da beleza exclui e discrimina certos corpos femininos. Muitas mulheres não se sentem representadas por grandes marcas, algo que veio mudando, graças aos esforços de conscientização que mostram a beleza na realidade.

Quando grandes marcas democratizam a beleza, alcançam um número muito maior de consumidores. Ficam conhecidas tanto pelo nome, quanto pelo engajamento.


Foi o caso da Adidas, que há algumas semanas lançou uma coleção de roupas esportivas, e o foco justamente foi na modelo. Uma mulher negra, com as axilas não depiladas causou certa polêmica.

Leila Davis é dançarina e coreógrafa de poledance. Foi escolhida para liderar a campanha e o detalhe dos pelos em suas axilas chamou muito a atenção, embora o intuito do catálogo era apenas de naturalizá-los.

A própria modelo usou seu Twitter para falar sobre o assunto e ainda disse que uma mulher é muito criticada por não se depilar, sendo que não falariam nada se fosse um homem estrelando a campanha. Continuou relatando que, além de tudo, o fato de ser negra pareceu causar ainda mais raiva nas pessoas, que chegaram a ofender com comentários relacionados à higiene.

2 Modelo com axilas naturais lidera campanha da Adidas Quebra de padrao e normalizacao dos pelos femininos

Direitos autorais: reprodução Instagram/@adidaswomen.


Em resposta às pessoas que proferiram tais críticas, ela diz que ficaram bravas porque uma grande marca enxerga a mulher de forma diferente, e não padronizada como tantas outras. A Adidas também defendeu seu posicionamento, salientando que seu compromisso é atender a todas as necessidades dos atletas e representá-los, sem excluir ninguém.

Não é de hoje que a marca aposta na naturalização dos pelos femininos. Em 2017, de acordo com o site Metropoles, a Adidas também lançou uma campanha estrelada por modelo com pelos nas pernas. Tal qual agora, a modelo foi alvo de comentários ofensivos.

Uma coisa é certa: a liberdade para a mulher ser o que quiser, vestir o que gostar e se depilar ou não chegou. Mesmo com a sociedade falando contra, a era da quebra de padrão já está acontecendo. Isso vale para qualquer tipo de corpo que não esteja no padrão. As empresas e grandes geradores de conteúdo já entenderam que a inclusão é a chave para o sucesso.

E você, o que achou da campanha da marca?


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