Comportamento

Modelo é multada em mais de R$ 135 mil por influenciar seguidores a consumir apenas água por 21 dias

Direitos autorais: reprodução Instagram/@roxanamunozchile.
4 Capa Modelo e multada em mais de Rs135 mil por influenciar seguidores a consumir apenas agua por 21 dias

A multa foi pelo fato de a influenciadora anunciar seu perigoso jejum nas redes sociais, o que poderia ocasionar sérios problemas de saúde. Entenda o caso!

Estamos numa era em que os influenciadores digitais ganharam bastante notoriedade e importância. A cada dia, vemos mais pessoas promovendo conteúdo e ganhando dinheiro pela exposição na internet.

Com isso, é bem comum ver pessoas se tornarem públicas pelo sucesso nas redes sociais. O título influencer significa que, pelo comportamento dessa pessoa, muitas marcas fecham com ela publicidade, pois quanto mais seguidores ela tem, mais vão querer “copiar” seu estilo. Hoje em dia virou um grande mercado.

Como tudo tem seu lado positivo e negativo, o problema dessa leva de pessoas expondo a vida e influenciando outros na internet é que alguns comportamentos não são bem-vistos e podem gerar problemas de saúde.

Principalmente as blogueiras, que exibem corpos esculturais e vivem dando dicas de dietas e alimentação saudáveis. O fato é que, para que algo seja indicado, é necessário conhecimento científico, ou seja, um diploma na área.

Não é o que acontece com grande frequência, mas as autoridades sanitárias começaram a autuar e ficar alertas com esse tipo de conduta. Foi o que aconteceu com a modelo Roxana Muñoz, que anunciou em suas redes sociais um jejum de 21 dias, em que só se consome água.

4 2 Modelo e multada em mais de R135 mil por influenciar seguidores a consumir apenas agua por 21 dias

Direitos autorais: reprodução Instagram/@roxanamunozchile.

Por causa da sua atitude, ela foi multada em mais de R$ 135 mil pelo Metropolitan Health Seremi. Esse instituto preconiza em uma de suas portarias que “é vetada qualquer forma de publicação ou propaganda referente à higiene, medicina preventiva ou curativa e afins, que na opinião do Serviço Nacional de Saúde, engane o público ou prejudique a saúde coletiva”.

Por considerar que o jejum pode causar vários problemas, como alteração no funcionamento cognitivo, alta taxa de estresse, risco de imunidade baixa, baixo teor de nutrientes, até parada cardiorrespiratória, as autoridades acharam necessário multar a jovem.

A decisão da autoridade sanitária só foi tomada após denúncia feita pelo Colégio de Nutricionistas Universitários do Chile, que acusou a modelo de enganar seus seguidores com uma dieta que causa extremos malefícios.

4 3 Modelo e multada em mais de Rs135 mil por influenciar seguidores a consumir apenas agua por 21 dias

Direitos autorais: reprodução Instagram/@roxanamunozchile.

4 4 Modelo e multada em mais de Rs135 mil por influenciar seguidores a consumir apenas agua por 21 dias

Direitos autorais: reprodução Instagram/@roxanamunozchile.

4 5 Modelo e multada em mais de Rs135 mil por influenciar seguidores a consumir apenas agua por 21 dias

Direitos autorais: reprodução Instagram/@roxanamunozchile.

Pelo fato de Roxana ter mais de 170 mil seguidores, a decisão salienta que esse tipo de comportamento procura contar as próprias experiências pessoais na alimentação, a fim de obter lucros a partir da sua imagem.

Em sua defesa, Roxana disse que todos os seus jejuns são supervisionados e, segundo ela, checa sempre seus sinais vitais, assim como pressão, pulso, temperatura, oxigenação, glicose, peso, entre outros. Disse também, em suas redes sociais, que a sua intenção nunca foi  incentivar as pessoas a fazer jejuns de forma incorreta.