Comportamento

Mulher é ofendida por se casar com homem 17 anos mais jovem e pergunta: “Só homens podem?”

1 capa Mulher e ofendida por casar com homem 17 anos mais jovem e pergunta So homens podem

Aos 60 anos, a senadora paraguaia Zulma Gómez recebe julgamentos por ser casada há mais de uma década com um homem quase 20 anos mais jovem.



Os relacionamentos interpessoais formam a essência do ser humano, que em sua socialização conseguiu evoluir e construir estruturas nunca imaginadas. As cidades, as escolas e universidades, pontes, os meios de transporte, tudo elaborado para atender à necessidade de expansão que temos.

Quando compreendemos que a união nos torna fortes e que o seio de uma comunidade é capaz de transformar nossas ações, passamos também a entender que a linguagem é o que nos une.

Nesse processo de socialização, vemos outras variáveis se erguerem, como a cultura. Cada localidade possui normas e regras de conduta que, muitas vezes, se sustentam mais em crenças do que em situações concretas.


Por exemplo, historicamente, é mais comum encontrar homens mais velhos casados com mulheres mais jovens do que o oposto. Isso não é uma regra, não é uma norma nem uma lei, cada pessoa pode sair com quem bem entender, mas os códigos de conduta ocidentais dizem que é assim que as coisas funcionam.

Quando as mulheres mais velhas conhecem homens mais jovens, são colocadas em um tribunal social, onde a comunidade julga sua conduta. O comportamento de uma mulher é comumente encarado como algo público, passível de julgamentos e ofensas, mas nos últimos anos elas vêm lutando para que isso mude.

Esse é o caso da senadora paraguaia Zulma Gómez, de 60 anos, que foi julgada virtualmente por publicar fotos com o marido, 17 anos mais jovem. Incrédula com a situação, ela explicou em suas redes sociais que é casada com ele há 11 anos, por isso não faz sentido que o público diga que eles estão juntos por interesse.

1 2 Mulher e ofendida por casar com homem 17 anos mais jovem e pergunta So homens podem

Direitos autorais: reprodução Twitter/@zulmagomezc.


1 3 Mulher e ofendida por casar com homem 17 anos mais jovem e pergunta So homens podem

Direitos autorais: reprodução Twitter/@zulmagomezc.

Héctor Leguizamón, de 43 anos, é acusado de parecer filho da senadora, e acabou sofrendo com as críticas junto com a esposa. Mas ela preferiu não se calar, principalmente porque é uma mulher pública, o que não dá a ninguém o direito de fazer comentários maldosos, e ela se sentiu na obrigação de falar algo a respeito disso.

Assim que viu a quantidade de pessoas proferindo ofensas sobre a idade deles, a parlamentar perguntou se elas conheciam um pouco a felicidade, mas acreditava que não, por isso a “histeria”.

Em outra publicação, Zulma explica que eles têm sim diferença de 17 anos e tampouco sabe como será a relação deles daqui a cinco anos, mas que no presente estão felizes, e isso é o que importa. O questionamento principal era: por que só os homens podem se relacionar com mulheres mais jovens? Em que momento essa herança colonial será finalmente colocada de lado?


1 4 Mulher e ofendida por casar com homem 17 anos mais jovem e pergunta So homens podem

Direitos autorais: reprodução Twitter/@zulmagomezc.

Por fim, depois que seus tweets se tornaram tendência no Paraguai, ela fez outra publicação, explicando que, quando uma mulher tem um parceiro mais jovem, isso não é perdoado e que ser feliz naquela rede social era um pecado. Zulma ainda pediu para as pessoas não deixarem a inveja e a amargura sobressaírem.

Os 3 signos mais mesquinhos. São conhecidos como os “pães-duros” do zodíaco!

Artigo Anterior

Mulher recebe cachorro morto após banho em pet shop e se desespera

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.