publicidade

Mulher trans ganha concurso de beleza e seu objetivo é chegar ao Miss Universo!

É a primeira vez que, em um grande concurso de beleza local, uma mulher transgênero é a titular!



Um dos assuntos que mais geram polêmica atualmente está ligado à inclusão de pessoas trans tanto no mercado de trabalho como no mundo do entretenimento. A luta por um espaço e oportunidades na vida deve ser um direito de todos, e a comunidade trans vem buscando isso há muitos anos.

A protagonista dessa história é Kataluna Enriquez, coroada Miss Silver State USA, uma das maiores competições preliminares do Miss Nevada USA. Ela já havia vencido concursos transgêneros, mas essa foi sua maior vitória! O concurso de beleza estadual leva ao Miss EUA e, consequentemente, ao Miss Universo.

Em conversa com a FOX5, Kataluna disse que ganhar um concurso grande foi uma ótima experiência. Uma celebração da feminilidade e da diversidade, pois é muito bom celebrar ser você mesmo.

Ela contou que o caminho para chegar aos concursos de beleza não foi fácil. Noutra competição, quando descobriram que ela era uma mulher trans, solicitaram-lhe documentos pessoais, o que a deixou constrangida.

Pediram a ela que se encontrasse com um médico para que ele a examinasse e constatasse que ela era mulher de fato. Só assim ela seria autorizada a participar. Algo que não era solicitado às outras participantes.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@mskataluna.

Relatou que esse tipo de coisa a fez relembrar a época em que não se sentia bem-vinda nos lugares. A discriminação é algo que toda pessoa trans enfrenta, por isso é necessário conscientização tanto da comunidade transgênero quanto das pessoas que ainda replicam preconceito. Ela disse que isso é a base para sua plataforma de discurso.

 


Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kataluna Enriquez (@mskataluna)

Participar de concursos e poder falar sobre a inclusão das minorias é algo que dá um propósito maior para Kataluna. Ela disse que sentia medo de entrar nesses eventos no início, mas não teve problemas no concurso preliminar, em Las Vegas.

Fez questão de mencionar que ganhou o título local sendo uma pessoa trans, agora se sente muito mais focada e ansiosa para o próximo passo, que será o Miss Nevada.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@mskataluna.

Muito confiante, ela disse que tem um ótimo pressentimento sobre Nevada, mas achou importante falar que entende quando as pessoas não aceitam tão facilmente alguma mudança, principalmente das regras de concurso de beleza, mas isso deve ser combatido.

O que achou deste texto?

Comente e compartilhe em suas redes sociais, sua opinião é importante para nós!

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.