Na presença da ignorância, a inteligência se cala

4min. de leitura

As pessoas sábias sempre se mantêm caladas quando as ignorantes falam, porque sabem que não há propósito em discutir com elas.

No entanto, mesmo os sábios têm dificuldade em permanecer quietos enquanto são criticados. Nós, enquanto seres humanos, temos uma necessidade de ser aceitos e apreciados, exatamente o oposto do que acontece quando alguém nos “reprova”.



Nós temos o nosso orgulho próprio, e as críticas nos afetam diretamente. No entanto, precisamos sempre estar conscientes de quem nos está criticando. Se for uma pessoa motivada pela ignorância, não há motivo para nos sentirmos feridos ou ofendidos. Nem todos os conselhos valem a pena e nem todas as pessoas querem nos ajudar a evoluir.

Explicando a ignorância

É importante esclarecermos o tipo de ignorância ao qual estamos nos referindo. Não estamos falando da ignorância cultural ou ignorância de determinados tipos de conhecimento. Falamos da ignorância das pessoas que não possuem empatia, sensibilidade, cuidado, atenção. Das pessoas que julgam aqueles ao seu redor baseados em sua posição social ou benefícios que podem lhes oferecer.

A ignorância atinge o seu ápice quando nós somos intolerantes. Quando preferimos rejeitar uma ideia ou pessoa do que nos livrarmos de nossos preconceitos e ideias preconcebidas para nos abrirmos a novos pontos de vista.


Nós somos forçados a conviver com pessoas ignorantes diariamente, em nossos trabalhos, escolas, faculdades. Mas a situação se torna mais prejudicial quando elas estão próximas a nós, são amigos ou membros de nossas famílias. Isso porque são pessoas que amamos e que são importantes em nossas vidas, tudo o que vem delas nos atinge mais profundamente.

Conforme amadurecemos, no entanto, aprendemos muitas coisas com as pessoas ignorantes em nossas vidas. Aprendemos que a todo momento temos a opção de mudar e abandonar a ignorância, e que quem não muda é porque realmente não deseja. Dessa maneira, o melhor que podemos fazer é, mesmo tristes, nos afastar e seguir em frente com dignidade.

Quando somos forçados a tomar outro caminho

Por mais que a atitude padrão das pessoas sábias seja silenciar em meio à ignorância, isso nem sempre é possível. Podemos nos deparar com situações gravemente tóxicas, nas quais nos vemos obrigados a nos defender. Nesses momentos, devemos agir com seriedade e confiança, deixando claro que os limites foram ultrapassados e que não podemos mais aceitar tais comportamentos. Abaixo estão algumas situações nas quais você deve agir com firmeza.


  • Quando a ignorância se torna maior do que o respeito.
  • Quando as pessoas ignorantes começam a querer controlar nossas vidas. Se isso acontecer, é vital que encontremos uma maneira de nos livrarmos de sua negatividade o mais rápido possível.
  • Quando algumas pessoas em nossas vidas nos humilham ou envergonham como uma maneira de se sentirem melhores consigo mesmas.
  • Mais tarde, se ele continuar com sua atitude, mostraremos que o que ele faz ou o que diz não nos afeta, que ele não tem influência sobre a nossa pessoa.

Sempre encontraremos ignorância em nossos caminhos. Por isso, é fundamental agirmos com sabedoria e escolhermos as coisas que merecem nossa atenção. Nossa prioridade sempre deve ser nosso próprio bem-estar e paz interior.


Direitos autorais da imagem: Haley Rivera / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.