“não prometa quando estiver feliz, não responda quando estiver com raiva, não decida nada quando estiver triste”

4min. de leitura

Existem três regras que todos devemos nos esforçar para cumprir na vida: não prometer quando estivermos felizes, não responder quando estivermos com raiva e não decidir nada quando estivermos tristes.



À primeira vista, podem parecer coisas inocentes, que não são capazes de causar um grande efeito na maneira como vivemos, mas quando prestamos atenção, percebemos que fazem realmente muito sentido.

Quando estamos muito felizes, passamos a enxergar o mundo e as pessoas de uma maneira diferente e, ainda que isso possa ser algo muito bom, muitas vezes esse não é o momento de fazermos promessas. A felicidade, na maioria dos casos, tende a amenizar com o tempo, porque estamos muito influenciados por uma emoção boa, momentânea, e quando as coisas se acalmam novamente, podemos perceber que cometemos um erro e não poderemos voltar atrás.

Da mesma maneira como a felicidade influencia nossas decisões, sentimentos negativos como a raiva também podem alterar muito o curso das coisas. Por isso, também não podemos tomar atitudes muito sérias quando estamos sob influência desse sentimento.


Se estamos nos sentindo estressados ou com raiva de alguém, a melhor coisa que podemos fazer é nos afastar, até que tudo fique um pouco mais calmo.

Quando esses sentimentos são desencadeados, provocam uma mudança negativa muito intensa em nós e podem nos levar a dizer coisas extremamente ruins, que podem afetar negativamente tanto a outra pessoa quando a nós mesmos.

Outro sentimento que precisamos sempre analisar com cautela é a tristeza. Ela tem o poder de nos deixar desesperançosos, tanto com nós mesmos quanto com a vida, de uma forma geral, e em muitas vezes nos levar a tomar decisões precipitadas, que causarão um grande arrependimento quando a poeira baixar e voltarmos a enxergar a vida com um pouco mais de cor. Nenhuma decisão realmente sábia é tomada quando um desses três sentimentos está muito elevado.

É preciso equilíbrio para caminharmos na vida com consciência. Por isso, quando alguma emoção estiver no pico, pare para refletir muito bem sobre cada uma de suas atitudes.

Uma palavra usada em contexto errado e uma simples atitude não pensada podem comprometer para sempre um importante vínculo em sua vida.


As promessas devem ser honradas, as respostas devem bem pensadas e as decisões devem ser tomadas com a mente e o coração no lugar. Quando você honrar essas três coisas, viverá com mais responsabilidade e menos arrependimentos.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: hootie2710/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.