publicidade

Não se engane, pessoas que querem estar certas o tempo todo são vulneráveis emocionalmente!

Quem não aceita estar errado manipula as situações e sempre se comporta como vítima! Não faça parte desse ciclo!



Há certos momentos em que nos deparamos com determinados acontecimentos que demandam grande esforço da nossa parte, e nesses momentos existem pessoas com uma capacidade imensa de articular as situações para o próprio benefício. Não admitem estar erradas, mesmo que o erro esteja escancarado, conseguem, com uma habilidade inigualável, tornar-se vítimas e o convencem de que o erro está em você.

São os chamados narcisistas, pessoas inflexíveis com qualquer momento em que o seu “eu” não esteja em evidência. Por sua grandeza exagerada, querem vencer a todo custo, acham certo impor sua opinião de qualquer maneira e não sabem respeitar a outra parte.

Porém são emocionalmente vulneráveis, escondem muito bem uma profunda insegurança e descontentamento. A tática que usam para que seus medos e apreensões não sejam vistos é de sempre manter a postura de uma pessoa correta, que nunca erra e é boa em tudo.

Segundo o estudo da Universidade Villanova, nos Estados Unidos, pessoas com transtorno de personalidade narcisista precisam, a todo instante, de autoafirmação perante um grupo.

Por isso o “eu” é exagerado, pois precisam projetar essa imagem de ser humano excepcional para que se satisfaçam e se convençam do próprio valor.


Precisam se impressionar consigo mesmos e necessitam da confirmação de que são boas e perfeitas, por isso vendem essa imagem.

Sabemos que o tiro sai pela culatra. Se você já se deparou com alguém assim, já percebeu que não demora muito para que as pessoas comecem a se afastar, pois seres humanos com estabilidade emocional saudável percebem essa toxicidade e preferem ficar longe.


O comportamento de quem quer estar certo a todo custo repele as pessoas à sua volta.

Mas, e quando não temos a opção de nos afastar? Quando é alguém do trabalho, da família, do nosso círculo de amizades, o que fazer? A maturidade é a resposta. Quanto mais temos experiências, mais aprendemos que ninguém muda ninguém.

Com isso, você perceberá que entrar em discussão com narcisistas é total perda de tempo, só lhe trará desequilíbrio e sentimentos ruins.

Calma lá, não significa ser passivo e aceitar que o trate mal. Tudo tem limite. É apenas compreender que não é viável travar uma guerra com alguém que não está disposto a ver o seu lado.

O que achou desse tema? Conhece alguém com esse tipo de comportamento?

Compartilhe esse texto em suas redes sociais e comente, sua opinião nos motiva!

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.