O espaço pessoal em um relacionamento é importante por essas 5 razões:

3min. de leitura

É muito bom estar em um relacionamento com uma pessoa com a qual nos identificamos e compartilhamos os mesmos valores e planos.

No entanto, relacionamentos não são um mar de rosas. Eles requerem trabalho contínuo, compromisso e paciência. Sempre haverá discordâncias e desentendimentos. Por isso, é ideal que ambos os parceiros tenham tempo para si mesmos, um espaço pessoal para respirar e refletir. Dessa maneira, o relacionamento se torna mais forte e saudável.



Abaixo estão 5 razões pelas quais o espaço pessoal é fundamental em um relacionamento:

1. Promove o tempo sozinho

Quando temos tempo sozinhos, deixamos de focar apenas no relacionamento e nos voltamos para nós mesmos, nossos desejos, necessidades e planos. Temos espaço para fazer atividades que nos fazem felizes, sem considerarmos agradar a outra pessoa. O tempo para nós mesmos é essencial para nos priorizar.


2. Ajuda a enxergar o valor do relacionamento

A rotina pode ser cruel. Quando estamos a todo momento do lado de nossos parceiros, é fácil tomá-los como garantidos, pois sabemos que sempre o teremos. No entanto, ao nos afastarmos e nos voltarmos para nós mesmos, refletimos sobre nossas relações e compreendemos o quanto nossos parceiros e nossos relacionamentos são importantes para nós.


3. Estimula a comunicação

Ao passarmos um tempo longe de nossos parceiros, temos coisas novas para compartilhar com eles quando nos reencontrarmos, o que estimula a comunicação e a troca de experiências, essencial para manter o relacionamento vivo e criar confiança.



4. É um exemplo de respeito e consideração

Sabemos o quão exaustivo pode ser estar a todo momento do lado da mesma pessoa. Portanto, quando permitimos espaço pessoal a nós mesmos e a nossos parceiros, estamos mostrando que respeitamos nossa conexão o suficiente para entender que todos precisam estar no seu melhor, para que a relação permaneça saudável.


5. Favorece a evolução do relacionamento

Por mais que, no início, possa ser difícil estabelecer a rotina do tempo e espaço pessoal, com o passar do tempo, isso se torna parte da rotina e favorece a evolução no relacionamento, porque incentiva a independência, confiança e paciência, além da valorização da relação e da pessoa ao seu lado.

__________


Direitos autorais da imagem de capa: Brooke Cagle – Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.