O estresse também pode aumentar a empatia!

2min. de leitura

Surpreendentemente, o estresse também pode aumentar a nossa resposta empática a outras pessoas.

A Universidade de Viena publicou na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, uma pesquisa neurocientífica que expande a concepção clássica que temos sobre nossa resposta quando estamos sob os efeitos do estresse.



A pesquisa usou ressonância magnética funcional (fMRI) em uma amostra com 80 participantes do gênero masculino que foram expostos a uma situação estressante. Eles tiveram que resolver um problema dentro de um período de tempo e, ao mesmo tempo, empatizar com outras pessoas ao seu redor.

Os efeitos do estresse psicológico induzido foram medidos pelo aumento dos níveis de cortisol, e foi exibida uma série de fotos de procedimentos médicos dolorosos.

Os autores também avaliaram a resposta pró-social dos participantes, através de um jogo de economia comportamental no qual eles tiveram que distribuir uma quantidade de dinheiro entre si e pessoas desconhecidas.


Ao avaliar os resultados das imagens de fMRI, verificou-se que as redes neurais relacionadas à empatia foram ativadas com maior atividade quando os participantes foram submetidos a testes de estresse.

A atividade neuronal também se correlacionou com a quantidade de dinheiro que compartilhavam no jogo de avaliação pró-social: quanto mais forte a resposta do cérebro à dor de outras pessoas, mais dinheiro os participantes compartilhavam com estranhos.

Os resultados parecem confirmar a hipótese de que as pessoas são mais propensas a mostrar empatia e estão mais dispostas a ajudar os outros quando estão sob estresse.

__________


Traduzido pela equipe de O Segredo  Escrito por David Aparicio – Medien Portal  – Fonte: Psy Ciencia

Direitos autorais da imagem de capa: macniak / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.