Comportamento

O que acontece quando você se recusa a ser vítima da situação e decide tomar o controle:

Às vezes, a vida pode ser muito complicada. As pessoas podem te enganar, trair sua confiança, te desafiar, e te colocar em uma situação de vítima. É lamentável, mas acontece.



Você já se perguntou o que acontece se você se recusar a desempenhar o papel de vítima e retomar o controle de sua vida?

Vamos primeiro definir o que uma vítima é. A vítima é alguém que foi prejudicado, ferido ou morto como resultado de um acidente, crime, ou outro evento. Você pode ter tido a sua confiança traída por alguém próximo e querido a você, pode ter sido vítima de um crime terrível, ou vítima de sua própria mentalidade. Você pode ser vítima de amigos, familiares, estranhos, ou de si mesmo. Mas você pode agir sobre isso.

“Quando você reclama, torna-se uma vítima. Deixe a situação, mude a situação ou aceite-a. Todo o resto é loucura. “- Eckhart Tolle

Muitas vezes quando somos vitimizados, nos sentimos sobrecarregados ou até mesmo sozinhos, e temos dificuldade em lidar corretamente com as situações.

Mas depois de algum tempo, o papel de vítima é prejudicial para a nossa saúde.

No entanto, existem muitas coisas que você pode fazer para se recuperar:


Deixar a situação

Pergunte a si mesmo: Posso deixar ou retirar-me da situação?

Por exemplo, se você está em um relacionamento e sua confiança foi traída por qualquer motivo, você pode deixar a situação – pode colocar-se fora do caminho do mal?


Muitas vezes, o ambiente ao nosso redor vai fomentar a necessidade de ser uma vítima. É hora de mudar isso, você merece e precisa. Recusar-se a deixar uma situação que só lhe oferece o papel de vítima não é saudável.


Mudar a situação

Em vez de esperar por uma situação ou pessoa mudar, por que não ver o que você pode fazer? Você não pode forçar uma pessoa a mudar, mas pode influenciar significativamente uma mudança.

Você não pode mudar os outros, cabe a cada um mudar a si mesmo, mas você pode influenciar muito seus comportamentos mudando sua forma de interação com essas pessoas.



Aceitar a situação e mudar a sua mentalidade

Essa é uma atitude que deve ser aplicada a quase qualquer situação na qual você tenha sido vítima. É uma coisa difícil de fazer, mas não impossível. Aceite que foi um erro trágico, mas coloque-o no passado, e viva no aqui e agora. Pode levar algum tempo, mas o maior presente é o presente que você tem.

Mudar a sua mentalidade já não significa assumir o papel de uma vítima. Você vai recuperar o seu poder e voz. Independentemente de como você foi vitimizado, mudar a sua mentalidade e saber que você tem total poder sobre seus pensamentos, ações e reações vai mudar a sua vida.


O que acontece quando você retoma sua vida

Você sabe o que acontecerá se optar por parar de agir como vítima e recuperar sua vida? Um tempo de vida cheio de possibilidades. Você vai ter o seu poder de volta. Sua centelha criativa vai brilhar para ajudar a resolver problemas que outras pessoas não sabem por onde começar.


Ao retomar o seu poder e não agir como vítima, você vai conceder a si mesmo permissão para ter mais liberdade, pois não vai mais depender dos outros. Você vai se tornar o mestre de sua própria vida. Você definirá o ritmo e o caminho a tomar.

Sim, vai ser difícil – eu não estou sugerindo que será fácil. Com perseverança e dedicação, seu trabalho duro será compensado.

Ninguém quer ser vítima, mas acontece. Ao mudar o seu papel de vítima, você pode começar a recuperar seu poder e se tornar o herói de sua própria história.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

A rejeição deixa de ser dolorosa quando a encaramos de forma diferente:

Artigo Anterior

“eu só posso dar um passo na direção do outro quando eu estiver conquistado meus territórios.”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.