Comportamento

“Parem de perguntar às mulheres que não têm filhos por que elas não têm”, diz escritora

Direitos autorais: reprodução Facebook/Sheila Heti.
4 Capa Parem de perguntar as mulheres que nao tem filhos por que elas nao tem diz escritora

Autora canadense reflete que não ser mãe ainda é uma opção muito corajosa.

Sheila Heti é uma escritora que decidiu dar voz a um grupo de mulheres que constantemente é atacado e questionado: aquelas que não querem ser mães e decidiram não ter filhos.

Essas mulheres carregam o fardo de sempre precisar se explicar quando o assunto entra na roda e são chamadas de “egoístas”.

A decisão de participar ou não da maternidade depende apenas da mulher, mas a sociedade não vê essa autonomia com bons olhos. De acordo com informações do El País Brasil, ainda é difícil, perante a comunidade, uma mulher assumir que não quer ter filhos.

A autora do livro intitulado “Maternidade” conta que precisou escrever sobre as mulheres que são silenciadas, pois não tinha visto nada escrito sobre o grande momento da decisão e quando a mente questiona a ideia de ser mãe.

Segundo Sheila, os livros sobre maternidade começam quando o bebê já está sendo gerado ou nasceu, mas nada a respeito do momento em que se decide não ser mãe. Argumenta que o intuito do livro é mostrar a todos que a ideia da mulher sem filhos não é triste.

4 2 Parem de perguntar as mulheres que nao tem filhos por que elas nao tem diz escritora

Direitos autorais: reprodução Facebook/Sheila Heti.

4 4 Parem de perguntar as mulheres que nao tem filhos por que elas nao tem diz escritora

Direitos autorais: reprodução Facebook/Sheila Heti.

Ela pode ter uma vida completa sem querer uma família, por isso resolveu escrever dessa forma, pois não via as mulheres que optaram por não viver a maternidade, sendo representadas como deveriam.

Comentou também que o momento de decisão atinge todas, em diferentes idades, e que não ser mãe é a mais difícil, porque sempre alguém está disposto a se interpor na decisão com falas que diminuem a mulher ou não lhe dão o devido respeito.

Comenta que a decisão de não ser mãe sempre vem com uma explicação, porque vai contra as expectativas da sociedade, e quando uma mulher decide sua vida por si mesma, e esse fato não vai de acordo com a maioria, ela sempre precisa se explicar, e mesmo assim vira alvo de julgamentos e críticas.

Sheila diz que qualquer escolha requer sacrifícios. Ter filhos requer sacrifícios de tempo, privacidade e espaço mental, mesmo que seja possível fazer as duas coisas. O que a comunidade não gosta é de ouvir uma mulher dizer que a maternidade é menos importante do que sua carreira. A partir daí, as críticas ficam fervorosas e constantes.

4 3 Parem de perguntar as mulheres que nao tem filhos por que elas nao tem diz escritora

Direitos autorais: reprodução Facebook/Sheila Heti.

A escritora conclui que ser mãe não é uma experiência necessária para todas e gostaria que as pessoas deixassem de perguntar para uma mulher que não tem filhos o porquê da sua decisão, já que ninguém pergunta para uma mãe por que ela quis tê-los.