Perdoar quem feriu você é a melhor maneira de curar o seu coração e ser mais feliz

4min. de leitura

Abstraia, esqueça, ignore, exclua da sua vida quem lhe fez algum mal e cerque-se de pessoas de bem, só elas são capazes de ajudá-lo a ter uma vida mais feliz.



Houve uma época em que tudo me afetava. Eu me importava com as críticas nada construtivas de quem quer que fosse, eu me revoltava quando as pessoas não supriam as minhas expectativas e não hesitava em tentar me vingar de quem traiu a minha confiança.

A imaturidade faz isso com as pessoas. Quanto mais jovens somos, mais achamos que o mundo deve girar em torno do nosso umbigo e nada pode sair do nosso controle. Mas o tempo foi passando e eu aprendi que sofrer e me decepcionar são fatos inevitáveis. Ao longo da vida, serão inúmeras as vezes em que as coisas não sairão conforme o planejado, mas demorei muito até entender isso.

Hoje em dia, eu aprendi que o primeiro passo para a felicidade é aprender a abstrair o que não deu certo e esquecer de uma vez por todas quem me fez algum tipo de mal. Ficar guardando rancor no coração é perda de tempo, sem falar que acaba nos igualando a quem traiu a nossa boa vontade, a nossa amizade e o nosso afeto.


Deixei no passado quem me fez algum mal, sem o menor peso na consciência, isso não é sinônimo de arrogância, mas sim de autopreservação.

Não faço questão de ser um mártir – perdoar uma decepção é uma coisa, esquecer é outra completamente diferente. Não quero estar cercado de pessoas em quem eu não posso confiar, isso não faz bem para nenhum ser humano. Quero é total distância daquelas pessoas que foram minhas amigas somente enquanto isso lhes convinha.

Não faço questão de manter proximidade com quem já deixou bem claro que não valoriza o meu afeto, a minha confiança. E se amanhã alguém decidir me trair novamente? Bom, paciência, não há nada a se fazer. Não há como eu cobrar dos outros os mesmos comportamentos que os meus.

Infelizmente, bom caráter e honestidade são virtudes que não fazem parte da personalidade de todos à minha volta. Cabe a mim lamentar, sacudir a poeira e seguir em frente, deletando da lembrança e da rotina a presença dessas pessoas de alma ingrata. Elas não merecem nem mesmo a minha mágoa ou o meu rancor, apenas a minha indiferença.


Aprendi que não vale a pena tentar devolver na mesma moeda qualquer tipo de mal que me fizeram.

Lá do alto, há uma força que me guarda, me guia e me protege. Só cabe a Deus julgar alguém, e não a mim.

Foco no meu futuro e em viver os meus dias ao lado das pessoas que realmente merecem o meu carinho e o meu amor.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.