Pesquisa diz que os baixinhos são “mais violentos” e “mais irritados”

As pessoas costumam dizer que você é mais irritadinho ou impaciente por causa de sua baixa estatura? Você já foi chamado alguma vez de baixinho(a) invocado(a)?

Bom, de acordo com uma pesquisa, no fundo elas sempre estiveram certas. Essa pesquisa mostrou que as pessoas mais baixas são mais propensas a cometer atos violentos ou criminosos.

estudo foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e apenas com homens, então as mulheres podem se sentir mais aliviadas. Uma equipe do CDC deu a 600 homens com idades entre 18 e 50 anos um questionário para preencher. Nesse questionário havia perguntas sobre comportamento, e questões íntimas.

O objetivo da pesquisa era entender como a autoimagem dessas pessoas se relacionava com sua tendência à violência, uso de drogas e marginalidade e os resultados mostraram que os homens que estavam mais insatisfeitos consigo mesmos eram mais propensos a se envolver em atividades criminosas ou violentas que causassem danos a outras pessoas ou que envolvesse o uso de armas.

Um outro estudo, desta vez realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, tinha um objetivo semelhantes, compreender se os estereótipos existentes sobre homens baixos eram realmente verdadeiros.


Os resultados da pesquisa mostraram resultados parecidos com os alcançados pela equipe do CDC: os homens mais baixos têm uma maior nível de paranoia, além de se sentirem extremamente vulneráveis, um resultado que mostra que o Complexo de Napoleão realmente podem ser verdadeiro.

O Complexo de Napoleão sugere que os homens mais baixos e que se sentem menos másculos tendem a buscar o domínio ou as conquistas para compensar a falta de estatura e as características físicas vistas como negativas. E essa tendência é muito influenciada pelo modo como a sociedade se comporta, sempre focada em padrões físicos e fazendo aqueles que não se encaixam se sentirem como inferiores.

Apesar de os resultados alcançados serem verdadeiro, a quantidade de homens pesquisados não foi tão elevada, portanto podem ter encontrado um padrão específico de homens baixos com tendências violentas, esse resultado não pode ser considerado geral, pois mostra uma correlação, mas não necessariamente uma causalidade.

Ainda que o resultado fosse definitivo, não se pode generalizar. Muitos homens baixos podem ser tranquilos e calmos, enquanto outros altos podem ser mais violentos e agressivos, os estudos mostram apenas tendências, cada um é responsável por suas escolhas e ninguém é puramente irritado apenas por causa de sua altura.

O que você acha sobre esse assunto? Já teve experiências com pessoas baixas e violentas?  Deixe um comentário abaixo e compartilhe o artigo com seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: bowie15 / 123RF Imagens




Deixe seu comentário